Modelagem de Monetização de Jogos para Dispositivos Móveis

Resumo


Este estudo desenvolveu um modelo de System Dynamics para investigar cenários de monetização em jogos de dispositivos móveis. Por meio de um estudo de caso, o modelo demonstra como ajustes estratégicos em variáveis operacionais podem influenciar significativamente o lucro, enfatizando a importância de estratégias adaptativas conforme as características específicas de cada aplicativo e sua posição no mercado. Os resultados sublinham o potencial do System Dynamics como uma ferramenta estratégica eficaz para a tomada de decisões no dinâmico mercado de aplicativos móveis.

Palavras-chave: Sistemas dinâmicos, Aplicativos móveis, Análise de cenários, Monetização, Simulação, Jogos móveis

Referências

Ajuda do Google Play Console (2023). Taxas de serviço. [link]. Acesso em: 02 abril 2024.

Amazon Ads (2023). Cpc (cost per click) explained. [link]. Acessado em 18 de março de 2024.

AppsFlyer (2024). App uninstall report - 2024 edition. [link].

Boston Consulting Group (2024). What is the growth share matrix? BCG Classics Collection. Acessado em 17 de abril de 2024.

data.ia (2024). Panorama do setor móvel em 2024. [link]. Acessado em: 21 de fevereiro de 2024.

Dogtiev, A. (2024). Mobile advertising rates (2024). Acessado em 26 de março de 2024.

Doyle, C. (2016). A Dictionary of Marketing. Oxford quick reference. Oxford University Press.

Endeavor (2021). O funil de vendas na prática: Um guia para melhorar os resultados do seu negócio com o funil de vendas. [link]. Acessado em 13 de março de 2024.

Eser, A. (2023). Essential in app purchase statistics in 2024. Acessado em 27 de março de 2024.

Forrester, J. W. (1961). Industrial dynamics. MIT press.

Game Developers Conference (2019). Building successful monetization and growth strategies (GDC 2019). Acessado em 27 de março de 2024.

Google (2024). Comece agora. Acessado em 26 de março de 2024.

Google Play (2019). New monetization trends to diversify your game’s revenue: Rethinking your game monetization strategy. [link]. Acessado em: 02 de março de 2024.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2023). 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet no país, em 2022. Acessado em 26 de março de 2024.

Kotler, P. (2018). Administração De Marketing. PEARSON BRASIL.

Lewis, E. (1908). Financial advertising. Harvard pre-1920 social history/business preservation microfilm project. Levey Bros.

Llobet, M. (2024). The mobile ecpm report: In-app ad monetization worldwide [updated in january 2024]. Acessado em 26 de março de 2024.

Marino, S. (2024). Google ads benchmarks for your industry [new data]. Acessado em 27 de março de 2024.

Meadows, D. H., Meadows, D. L., Randers, J., e Behrens III, W. W. (1972). The limits to growth. New York, 102:27.

Randers, J. (1980). Elements of the System Dynamics Method. MIT Press/Wright-Allen series in system dynamics. Productivity Press.

Ribeiro, B. (2014). Modeling and predicting the growth and death of membership-based websites. In Proceedings of the 23rd International Conference on World Wide Web, page 653–664. ACM.

Richardson, G. P. (2011). Reflections on the foundations of system dynamics. System Dynamics Review, 27(3):219–243.

Ross, S., Westerfield, R., Jordan, B., e Lamb, R. (2013). Fundamentos de Administração Financeira - 9ed. AMGH Editora.

Salesforce (2021). Churn rate: o que é e como diminuir? [link]. Acessado em 18 de março de 2024.

Seufert, E. (2014). Profitably launching jelly splash to 1: A marketing postmortem. [link].

SimilarWeb (2024). Traffic share by platform in january 2024. [link]. Acessado em: 21 de fevereiro de 2024.

Vensim (2023). Vensim help.

Wijaya, B. (2015). The development of hierarchy of effects model in advertising. INTERNATIONAL RESEARCH JOURNAL OF BUSINESS STUDIES, 5(1).
Publicado
30/09/2024
DOS SANTOS, Rafael Batista; XEXÉO, Geraldo Bonorino. Modelagem de Monetização de Jogos para Dispositivos Móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1537-1548. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241272.