Comunicação em Ambientes de Desenvolvimento de Jogos: Mudanças Provocadas pela Pandemia de Covid-19

Resumo


A pandemia de Covid trouxe diversas mudanças no dia-a-dia das pessoas. Não foi diferente em empresas de desenvolvimento de jogos, e muitas passaram por desafios. Diversas práticas foram aplicadas para amenizar os impactos, sendo o trabalho remoto uma das mais utilizadas, trazendo diversas mudanças positivas e também negativas para os desenvolvedores de jogos. O objetivo deste artigo é identificar as mudanças e o que permaneceu em uso depois. Foi realizada uma pesquisa exploratória com avaliação quantitativa e qualitativa através de questionários online, além de entrevistas semiestruturadas aplicadas remotamente. Após a coleta, foi realizada uma análise de dados identificando as mudanças ocorridas e quais vieram para ficar.
Palavras-chave: Desenvolvimento de jogos, Teletrabalho, Pandemia

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Publicado
30/09/2024
DE RESENDE, Gabriel Lima Paixão Albuquerque; CALLADO, Arthur de Castro; JUCÁ, Paulyne Matthews. Comunicação em Ambientes de Desenvolvimento de Jogos: Mudanças Provocadas pela Pandemia de Covid-19. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1549-1559. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240985.