Design Participativo na Prototipação de um Jogo para Tarefa de Cognição Musical

Resumo


Em 2022, 50% dos brasileiros ficaram abaixo do nível 2 em leitura no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Nesse contexto, a Tarefa de Transcrição de Sequências Musicais (MSTT) demonstrou potencial como uma ferramenta complementar na identificação precoce de baixo desempenho nas habilidades cognitivas precursoras da alfabetização. Este artigo relata o processo de design participativo adotado na produção de um protótipo de jogo sério digital com o propósito de aplicar a MSTT de forma lúdica. Este processo foi relevante para evitar que a tarefa perdesse o caráter avaliativo quando aplicada em um contexto de jogo digital.

Palavras-chave: Design Participativo, Jogos Sérios, Transtornos de Leitura, MSTT

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Publicado
30/09/2024
BOZOLÃO, Mário et al. Design Participativo na Prototipação de um Jogo para Tarefa de Cognição Musical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1619-1630. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241188.