Jogando Juntos: Uso de Jogo Digital para Aumento do Vínculo Familiar para Crianças com Distúrbios do Desenvolvimento Neurológico (DDN)
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de um aplicativo móvel gamificado, "Jogando Juntos", destinado a melhorar a interação entre crianças com Distúrbios do Desenvolvimento Neurológico (DDN) e seus pais. O estudo investiga os impactos do aplicativo no comportamento, humor e interação social das crianças. Os resultados indicam melhorias significativas em várias áreas, destacando o potencial da gamificação como ferramenta terapêutica eficaz. A pesquisa também oferece informações importantes para futuras intervenções tecnológicas, contribuindo para a inclusão e o bem-estar das crianças com DDN.
Palavras-chave:
Gamificação, Jogos Digitais, Interação Humano-Computador, Motivação, Tecnologias Educacionais
Referências
Atherton, G. e Cross, L. (2021). The use of analog and digital games for autism interventions. Frontiers in Psychology, 12.
Carlier, S., Van der Paelt, S., Ongenae, F., De Backere, F., e De Turck, F. (2020). Empowering children with asd and their parents: Design of a serious game for anxiety and stress reduction. Sensors, 20(4).
Cheng, V. W. S. (2020). Recommendations for implementing gamification for mental health and wellbeing. Frontiers in Psychology, 11.
Hossain, M. M., Khan, N., Sultana, A., Ma, P., McKyer, E. L. J., Ahmed, H. U., e Purohit, N. (2020). Prevalence of comorbid psychiatric disorders among people with autism spectrum disorder: An umbrella review of systematic reviews and meta-analyses. Psychiatry Research, 287:112922. Epub 2020 Mar 18.
Lebowitz, E. R., Marin, C., Martino, A., Shimshoni, Y., e Silverman, W. K. (2020). Parent-based treatment as efficacious as cognitive-behavioral therapy for childhood anxiety: A randomized noninferiority study of supportive parenting for anxious childhood emotions. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 59(3).
O’Donnell, S., Deitz, J., Kartin, D., Nalty, T., e Dawson, G. (2012). Sensory Processing, Problem Behavior, Adaptive Behavior, and Cognition in Preschool Children With Autism Spectrum Disorders. The American Journal of Occupational Therapy, 66(5):586–594.
Wang, X., Zhao, J., Huang, S., Chen, S., Zhou, T., Li, Q., Luo, X., e Hao, Y. (2021). Cognitive Behavioral Therapy for Autism Spectrum Disorders: A Systematic Review. Pediatrics, 147(5):e2020049880.
Carlier, S., Van der Paelt, S., Ongenae, F., De Backere, F., e De Turck, F. (2020). Empowering children with asd and their parents: Design of a serious game for anxiety and stress reduction. Sensors, 20(4).
Cheng, V. W. S. (2020). Recommendations for implementing gamification for mental health and wellbeing. Frontiers in Psychology, 11.
Hossain, M. M., Khan, N., Sultana, A., Ma, P., McKyer, E. L. J., Ahmed, H. U., e Purohit, N. (2020). Prevalence of comorbid psychiatric disorders among people with autism spectrum disorder: An umbrella review of systematic reviews and meta-analyses. Psychiatry Research, 287:112922. Epub 2020 Mar 18.
Lebowitz, E. R., Marin, C., Martino, A., Shimshoni, Y., e Silverman, W. K. (2020). Parent-based treatment as efficacious as cognitive-behavioral therapy for childhood anxiety: A randomized noninferiority study of supportive parenting for anxious childhood emotions. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 59(3).
O’Donnell, S., Deitz, J., Kartin, D., Nalty, T., e Dawson, G. (2012). Sensory Processing, Problem Behavior, Adaptive Behavior, and Cognition in Preschool Children With Autism Spectrum Disorders. The American Journal of Occupational Therapy, 66(5):586–594.
Wang, X., Zhao, J., Huang, S., Chen, S., Zhou, T., Li, Q., Luo, X., e Hao, Y. (2021). Cognitive Behavioral Therapy for Autism Spectrum Disorders: A Systematic Review. Pediatrics, 147(5):e2020049880.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
SIQUEIRA, Larissa Kaweski; MOTA, Rosilane Ribeiro.
Jogando Juntos: Uso de Jogo Digital para Aumento do Vínculo Familiar para Crianças com Distúrbios do Desenvolvimento Neurológico (DDN). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1642-1652.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241279.