O Uso da Retórica Procedimental na Elaboração de um Escape Room para Divulgação Científica em Saúde
Resumo
Uma pesquisa aplicada em 2021 revelou que os jovens do Brasil desconhecem os cientistas brasileiros, incluindo aqueles do passado e não sabem dizer onde se faz ciência no país. Essa falta de informação associada à baixa exposição a exemplos inspiradores e outros fatores podem contribuir para o desinteresse desses jovens em se tornarem cientistas. Uma forma de tentar mudar essa visão seria explorando o interesse e o engajamento natural dos jovens por jogos. Neste trabalho, apresentamos a elaboração de um jogo nos moldes de um escape room que simultaneamente pudesse fazer os jogadores experimentar a profissão de um cientista assim como contar a história de um cientista brasileiro. Usando uma base teórica proveniente dos Estudos de Jogos, idealizamos, elaboramos e avaliamos o escape room “Os enigmas de Lassance” sobre o cientista Carlos Chagas.
Palavras-chave:
divulgação científica, saúde, escape room, jogos sérios, retórica procedimental
Referências
Alice Veldkamp, Johanna Rebecca Niese, Martijn Heuvelmans, Marie-Christine P. J. Knippels, Wouter R. van Joolingen. (2022) You escaped! How did you learn during gameplay? British Journal of Educational Technology. Vol 53 (5), 1430-1458
Bogost, I. (2007) Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. Kindle edition. Cambridge: The MIT Press.
Calleja, G. (2011) In-Game: From Immersion to Incorporation. Cambridge: The MIT Press.
Castelfranchi, Y.; Vilela, E.M.; Lima, L.B.; Moreira, I.C. & Massarani, L. (2013) As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o ‘paradoxo’ da relação entre informação e atitudes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. 20, supl., nov. 2013, p.1163-1183
Chagas C., (1909), Nova tripanozomiaze humana. Estudos sobre a morfolojia e o ciclo evolutivo do Schizotrypanum cruzi n.gen.n.sp., ajente etiolojico de nova entidade morbida do homem. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1: 159-218.
Clauson, A.; Hahn, L.; Frame, T.; Hagan, A.; Bynum, L.A.; Thompson, M.E. & Kiningham, K. (2019) An innovative escape room activity to assess student readiness for advanced pharmacy practice experiences (APPEs). Currents in Pharmacy Teaching and Learning. 11, 723-728.
Coura. J.R., (1997), Síntese histórica e evolução dos conhecimentos sobre a doença de chagas em DIAS, JCP.and COURA, JR., org. Clínica e terapêutica da doença de Chagas: uma abordagem prática para o clínico geral [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ,: 469-486
Dietrich, N. (2018) Escape Classroom: The Leblanc Process – An Educational “Escape Game”. Journal of Chemical Education. 95, 996-999
Floyd, D. & Portnow, J. (2008) Video Games and Learning [Online} disponível em: [link]
Fox in a Box. Where did Escape Rooms Come from? Gold Coast Publicado em: 21/11/2008. Disponível em: [link]. Acesso em 14/05/2024
Gee, J. P., & Shaffer, D. W. (2005). Before every child is left behind: How epistemic games can solve the coming crisis in education. University of Wisconsin-Madison, Academic Advanced Distributed Learning Co-Laboratory. WCER Working Paper No. 2005-7
Gómez-Urquiza, J.L.; Gómez-Salgado, J.; Albendín-García, L.; Correa-Rodríguez, M.; González-Jiménez, E. & Cañadas-De la Fuente, G.A. (2019) The impact on nursing students’ opinions and motivation of using a “Nursing Escape Room” as a teaching game: A descriptive study. Nurse Education Today. 72, 73-76.
Guckian, J.; Sridhar, A. & Meggitt, S.J. (2019) Exploring the perspectives of dermatology undergraduates with an escape room game. Clinical and Experimental Dermatology. 0, 1-6.
Kinio, A.E.; Dufresne, L.; Brandys, T. & Jetty, P. (2019) Break out of the classroom: the use of escape rooms as an alternative teaching strategy in surgical education. Journal of Surgical Education. 76, 134-139.
Lock Academy. A Brief History of the Live Escape Game from Video Games to Live missions Paris. Disponível em: [link]. Acesso em 14/05/2024
Massarani, L.; Castelfranchi, Y.; Fagundes, V. & Moreira. (2021) O que os Jovens Brasileiros Pensam da Ciência e Tecnologia? Pesquisa Realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Rio de Janeiro: Fiocruz/COC – INCT/CPCT
Nicholson, S. (2015). Peeking behind the locked door: A survey of escape room facilities. Artigo técnico disponível em: [link]
Oliveira, G.G. & Bizzo, N. (2017). Quero ser cientista? Percepções e interesses de jovens brasileiros. Revista Ciências & Ideias Volume 8, n°1: 46-62
Ross, L., Greene, D. & House, P. (1977) The “false consensus effect”: An egocentric bias in social perception and attribution process. Journal of Experimental Social Psychology. Volume 13, 279-301
Sousa, M., & Bernardo, E. (2019). Back in the game: modern board games. Communications in Computer and Information Science.
Vasconcellos, M. S., Carvalho, F. G., Barreto, J.O. & Atella G. C. (2017) As várias faces dos jogos digitais na educação. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, Vol 20 n°4: 203-218
Bogost, I. (2007) Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. Kindle edition. Cambridge: The MIT Press.
Calleja, G. (2011) In-Game: From Immersion to Incorporation. Cambridge: The MIT Press.
Castelfranchi, Y.; Vilela, E.M.; Lima, L.B.; Moreira, I.C. & Massarani, L. (2013) As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o ‘paradoxo’ da relação entre informação e atitudes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. 20, supl., nov. 2013, p.1163-1183
Chagas C., (1909), Nova tripanozomiaze humana. Estudos sobre a morfolojia e o ciclo evolutivo do Schizotrypanum cruzi n.gen.n.sp., ajente etiolojico de nova entidade morbida do homem. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1: 159-218.
Clauson, A.; Hahn, L.; Frame, T.; Hagan, A.; Bynum, L.A.; Thompson, M.E. & Kiningham, K. (2019) An innovative escape room activity to assess student readiness for advanced pharmacy practice experiences (APPEs). Currents in Pharmacy Teaching and Learning. 11, 723-728.
Coura. J.R., (1997), Síntese histórica e evolução dos conhecimentos sobre a doença de chagas em DIAS, JCP.and COURA, JR., org. Clínica e terapêutica da doença de Chagas: uma abordagem prática para o clínico geral [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ,: 469-486
Dietrich, N. (2018) Escape Classroom: The Leblanc Process – An Educational “Escape Game”. Journal of Chemical Education. 95, 996-999
Floyd, D. & Portnow, J. (2008) Video Games and Learning [Online} disponível em: [link]
Fox in a Box. Where did Escape Rooms Come from? Gold Coast Publicado em: 21/11/2008. Disponível em: [link]. Acesso em 14/05/2024
Gee, J. P., & Shaffer, D. W. (2005). Before every child is left behind: How epistemic games can solve the coming crisis in education. University of Wisconsin-Madison, Academic Advanced Distributed Learning Co-Laboratory. WCER Working Paper No. 2005-7
Gómez-Urquiza, J.L.; Gómez-Salgado, J.; Albendín-García, L.; Correa-Rodríguez, M.; González-Jiménez, E. & Cañadas-De la Fuente, G.A. (2019) The impact on nursing students’ opinions and motivation of using a “Nursing Escape Room” as a teaching game: A descriptive study. Nurse Education Today. 72, 73-76.
Guckian, J.; Sridhar, A. & Meggitt, S.J. (2019) Exploring the perspectives of dermatology undergraduates with an escape room game. Clinical and Experimental Dermatology. 0, 1-6.
Kinio, A.E.; Dufresne, L.; Brandys, T. & Jetty, P. (2019) Break out of the classroom: the use of escape rooms as an alternative teaching strategy in surgical education. Journal of Surgical Education. 76, 134-139.
Lock Academy. A Brief History of the Live Escape Game from Video Games to Live missions Paris. Disponível em: [link]. Acesso em 14/05/2024
Massarani, L.; Castelfranchi, Y.; Fagundes, V. & Moreira. (2021) O que os Jovens Brasileiros Pensam da Ciência e Tecnologia? Pesquisa Realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Rio de Janeiro: Fiocruz/COC – INCT/CPCT
Nicholson, S. (2015). Peeking behind the locked door: A survey of escape room facilities. Artigo técnico disponível em: [link]
Oliveira, G.G. & Bizzo, N. (2017). Quero ser cientista? Percepções e interesses de jovens brasileiros. Revista Ciências & Ideias Volume 8, n°1: 46-62
Ross, L., Greene, D. & House, P. (1977) The “false consensus effect”: An egocentric bias in social perception and attribution process. Journal of Experimental Social Psychology. Volume 13, 279-301
Sousa, M., & Bernardo, E. (2019). Back in the game: modern board games. Communications in Computer and Information Science.
Vasconcellos, M. S., Carvalho, F. G., Barreto, J.O. & Atella G. C. (2017) As várias faces dos jogos digitais na educação. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, Vol 20 n°4: 203-218
Publicado
30/09/2024
Como Citar
MANTUANO-BARRADAS, Marcio; TORRES-SANTOS, Eduardo Caio; DE VASCONCELLOS, Marcelo Simão.
O Uso da Retórica Procedimental na Elaboração de um Escape Room para Divulgação Científica em Saúde. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1664-1674.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240804.