Jogo Pac-Man Controlado por Luva Eletrônica para Reabilitação Motora de Membros Superiores: análise preliminar da experiência de jogo

Resumo


Sessões de reabilitação motora frequentemente enfrentam o desafio da monotonia e da longa duração. A integração de jogos sérios pode ser uma estratégia eficaz para envolver os pacientes no processo terapêutico. Este estudo buscou analisar a viabilidade de uma ferramenta tecnológica, uma "luva eletrônica" conectada ao jogo Pac-Man, desenvolvida para auxiliar no treinamento de movimentos de extensão, flexão, supinação e pronação do punho. Três terapeutas testaram o sistema e compartilharam suas observações. Além disso, um grupo de 10 participantes saudáveis, maiores de 18 anos, experimentou o jogo e preencheu o Questionário de Experiência de Jogo (Game Experience Questionnarie - GEC). Os resultados preliminares destacam uma receptividade positiva tanto dos terapeutas quanto dos participantes saudáveis em relação ao uso do sistema. Esses achados iniciais sugerem um potencial promissor para a utilização desse sistema como uma ferramenta complementar em programas de reabilitação motora.
Palavras-chave: Dispositivo vestível, jogos sérios, gameterapia, membros superiores, reabilitação

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Publicado
30/09/2024
RODRIGUES, Bruno da Silva; SILVA, João Pedro Reche Ferreira; GOULART, Giovana Tinase; CORRÊA, Ana Grasielle Dionisio; BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Jogo Pac-Man Controlado por Luva Eletrônica para Reabilitação Motora de Membros Superiores: análise preliminar da experiência de jogo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1685-1694. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240215.