Experiência dos usuários com um app aplicado como recursos didático na Educação Odontológica: Uma análise sobre a usabilidade do Dental Case

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo determinar e analisar a usabilidade do Dental Case, um serious game de cuidados odontológicos na Atenção Primária, pelos jogadores. Cento e um estudantes de Odontologia foram submetidos a um caso clínico do Dental Case. O instrumento Questionário de Usabilidade do Sistema Pós-Estudo (PSSUQ) foi aplicado para avaliar a usabilidade do Dental Case e a satisfação dos jogadores. A qualidade das informações fornecidas pelos casos clínicos e a usabilidade foram avaliadas positivamente com pontuação Geral mediana de 6,11. Apesar do jogo digital não ser um hábito rotineiro, o Dental Case revelou-se útil para os jogadores, apresentando-se como uma abordagem criativa e eficaz.

Palavras-chave: Tecnologia Educacional 1, Educação Permanente 2, Jogo Sério 3, Videogame 4, Odontologia 5

Referências

Amir LR, Leonardy IC, Dewatmoko SN, Yanuar R, Suniarti DF, Idrus E, et al. (2023). Serious game as oral histology learning strategy for undergraduate dental students; crossover randomized controlled trial. BMC Oral Health. 23 de agosto de 2023;23(1):585.

Brandão J, Ferreira T, Carvalho V. (2012). An Overview on the Use of Serious Games in the Military Industry and Health. Em: Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools [Internet]. IGI Global; 2012 [citado 11 de janeiro de 2024]. p. 182–201. Disponível em: [link]

Brasil. Ministério da Educação (2021). Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Brasília-DF, 2021.

Caballeria E, Maier M, Balcells-Oliveró M, López-Pelayo H, Oliveras C, Rubio Ballester B, et al. (2022) Rehabilitation Gaming System for Alcohol-Related Cognitive Impairment: A Pilot Usability Study. Alcohol and Alcoholism. 10 de setembro de 2022;57(5):595–601.

Chan S, Lo N. Teachers' and Students' Perception of Gamification in Online Tertiary Education Classrooms During the Pandemic. SN Comput Sci. 2022;3(3):215.

Figueiredo De Oliveira AE, Martins R, Msc F, Haddad AE, Sandra L, Brasil B, et al. (2016). Open applications developed in Brazil for distant learning in dentistry: valuable educational resources for academic and professional qualification. J Int Soc Telemed eHealth [Internet]. 2016 [citado 11 de janeiro de 2024];4(e10):1–6. Disponível em: [link]

Go Gamers, Sioux Group. online. (2023). p. 1–89 Pesquisa Game Brasil.

Graafland M, Schraagen JM, Schijven MP. (2012). Systematic review of serious games for medical education and surgical skills training. British Journal of Surgery [Internet]. outubro de 2012;99(10):1322–30. Disponível em: [link]

Graafland M, Vollebergh MF, Lagarde SM, Van Haperen M, Bemelman WA, Schijven MP. (2014). A serious game can be a valid method to train clinical decision-making in surgery. World J Surg [Internet]. 27 de agosto de 2014 [citado 20 de julho de 2020];38(12):3056–62. Disponível em: [link]

Gruppetta M, Mallia M. (2020). Clinical reasoning: exploring its characteristics and enhancing its learning. Br J Hosp Med [Internet]. 2 de outubro de 2020;81(10):1–9. Disponível em: [link]

Hafiz P, Miskowiak KW, Kessing LV, Elleby Jespersen A, Obenhausen K, Gulyas L, et al. (2019). The Internet-Based Cognitive Assessment Tool: System Design and Feasibility Study. JMIR Form Res. 26 de julho de 2019;3(3):e13898.

Huanca C, Garrido D, Teixeira M, Oliveira A, Trindade P, Figueiredo AE, et al. (2023). Dental Case, a Brazilian Serious Game for Supporting Decision-making in the Dental Clinic: A Case Study. European Journal of Dental and Oral Health. 11 de outubro de 2023;4(5):10–6.

Koelewijn, G., Hennus, M.P., Kort, H.S.M., Frenkel, J. and Houwelingen, T. (2024) Games to support teaching clinical reasoning in health professions education: a scoping review, Medical Education Online, 29:1, 2316971, DOI: 10.1080/10872981.2024.2316971

Kulshrestha S, Agrawal S, Gaurav D, Chaturvedi M, Sharma S, Bose R. (2021). Development and Validation of Serious Games for Teaching Cybersecurity. Em: Serious Games. Springer, Cham; 2021. p. 247–62.

Lee HR, Jeong EJ. An Overview of Using Serious Games for the Effective Development in Health and Medicine. Journal of Korea Game Society. 31 de agosto de 2013;13(4):73–89.

Lewis JR. Psychometric Evaluation of the PSSUQ Using Data from Five Years of Usability Studies (2021). Int J Hum Comput Interact [Internet]. setembro de 2002;14(3–4):463–88. Disponível em: [link]

Marques RH, Campos AC, Andrade DM, Zambalde AL (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação (Campinas) 26 (03). Sep-Dec 2021.

Mello CM, Almeida Neto JRM, Petrillo RP (2021). Metodologias Ativas. In: Mello CM, Almeida Neto JRM, Petrillo RP. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021. cap. 5, p. 57-80.

Morita MC, Uriarte Neto M, Fontanella VRC, Haddad AE. (2021). The unplanned and unequal expansion of Dentistry courses in Brazil from 1856 to 2020. Braz Oral Res. 2021;35.

Nielsen J. (1993) Usability Engineering. New York: Academic Press; 1993.

Norvell DC, Suckow BD, Webster JB, Landry G, Henderson AW, Twine CP, et al. (2021). The Development and Usability of the AMPREDICT Decision Support Tool: A Mixed Methods Study. European Journal of Vascular and Endovascular Surgery. agosto de 2021;62(2):304–11.

Pereira AC, Walmsley AD. Games in dental education: playing to learn or learning to play? (2019). Br Dent J [Internet]. 27 de setembro de 2019 [citado 2 de julho de 2020];227(6):459–60. Disponível em: DOI: 10.1038/s41415-019-0784-7

Phang YS, Heaukulani C, Martanto W, Morris R, Tong MM, Ho R. (2023). Perceptions of a Digital Mental Health Platform Among Participants With Depressive Disorder, Anxiety Disorder, and Other Clinically Diagnosed Mental Disorders in Singapore: Usability and Acceptability Study. JMIR Hum Factors. 29 de março de 2023;10:e42167.

Ricciardi F, De Paolis LT. A Comprehensive Review of Serious Games in Health Professions. International Journal of Computer Games Technology. 2014;2014:1–11.

Rosa AF, Martins AI, Costa V, Queiros A, Silva A, Rocha NP. (2015). European Portuguese validation of the Post-Study System Usability Questionnaire (PSSUQ). Em: 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). IEEE; 2015. p. 1–5.

Silva FAM da, Silva TS da, Zorzal ER. Use of serious games in medicine: a literature revision. Research, Society and Development. 16 de dezembro de 2021;10(16):e480101624208.

Sipiyaruk K, Gallagher JE, Hatzipanagos S, Reynolds PA. (2018). A rapid review of serious games: From healthcare education to dental education. European Journal of Dental Education. 24 de novembro de 2018;22(4):243–57.

Sipiyaruk K, Reynolds PA, Nakornnoi T, Santiwong P, Chintavalakorn R (2024). Game-based learning in orthodontic education: a systematic review. BDJ Open. 2024 Jul 4;10(1):56.

Thammasitboon S, Cutrer WB. Diagnostic Decision-Making and Strategies to Improve Diagnosis. (2013). Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care. outubro de 2013;43(9):232–41.

Zaror C, Mariño R, Atala-Acevedo C. Current State of Serious Games in Dentistry: A Scoping Review. (2021). Games Health J. 1o de abril de 2021;10(2):95–108.
Publicado
30/09/2024
HUANCA, Camila; GARRIDO, Deise; CARMO, Cadidja; MONIER, Elza; FIGUEIREDO, Ana Emilia; HADDAD, Ana Estela. Experiência dos usuários com um app aplicado como recursos didático na Educação Odontológica: Uma análise sobre a usabilidade do Dental Case. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1695-1706. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240228.