Animando personagens no estilo Pixel Art: estratégias e desafios na produção do jogo A Lenda do Quinto Sol

  • Késia dos Santos UFS
  • Pedro Sturaro dos Reis UFS
  • Alípio Fernando de Paula Pires UFS
  • Lorena Raquel Oliveira Mendonça UFS
  • Murilo Granja Ferreira da Silva UFS
  • Jamille Silva Madureira IFS
  • Henrique Nou Schneider UFS

Resumo


Introdução: A estética do Pixel Art é amplamente utilizada em jogos digitais por sua capacidade de evocar nostalgia, sua eficiência em termos de desempenho e sua versatilidade para criar personagens e cenários, mesmo com recursos visuais minimalistas. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de criação e animação de uma personagem do jogo educacional A Lenda do Quinto Sol utilizando a técnica Pixel Art. Metodologia: O jogo está sendo desenvolvido pelas diretrizes da Design Science Research. Atualmente, encontra-se na etapa projeto e desenvolvimento. Para a concepção dos personagens foram utilizados os princípios de composição e percepção visual. Resultados: É discutido o processo de concepção, desenho, animação e refinamento da protagonista, além de apresentar outros personagens do jogo concebidos pela mesma técnica.

Palavras-chave: Desenho, Animação, Personagem, Pixel Art, Jogo Digital.

Referências

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Publicado
30/09/2025
SANTOS, Késia dos; REIS, Pedro Sturaro dos; PIRES, Alípio Fernando de Paula; MENDONÇA, Lorena Raquel Oliveira; SILVA, Murilo Granja Ferreira da; MADUREIRA, Jamille Silva; SCHNEIDER, Henrique Nou. Animando personagens no estilo Pixel Art: estratégias e desafios na produção do jogo A Lenda do Quinto Sol. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 12-22. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.8004.