Um Jogo Digital Voltado Para a Conscientização de Crianças Sobre a Violência e Abuso Sexual
Resumo
Introdução: A violência sexual causa impactos negativos no desenvolvimento de crianças até a vida adulta. Este problema é potencializado por uma cultura de silêncio que dificulta que esta violência seja discutida e enfrentada. Jogos digitais podem ser um aliado no processo de conscientização e discussão deste tema, especialmente na infância. Objetivo: Esta pesquisa visa desenvolver um jogo digital voltado para crianças que permita conscientizar sobre estratégias de aliciamento e comportamentos seguros contra a violência sexual. Metodologia: O jogo foi desenvolvido por um grupo interdisciplinar, utilizando a metodologia de desenvolvimento Scrum, com atividades de design participativas entre a equipe. Resultados: Como principais resultados, tem-se: i) a apresentação da narrativa e sua estrutura que permitem discutir temas sensíveis no jogo; ii) as artes e sprites que auxiliam na compreensão e prendem a atenção no jogo; e iii) as decisões de dinâmicas e desafios que operacionalizam a narrativa e garantem a atratividade de um jogo divertido.
Palavras-chave:
Violência Sexual, Abuso Sexual, Aliciamento, Jogo Digital,
Referências
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WHO, World Health Organization. 2020. Global Status Report on Preventing Violence Against Children 2020. Technical Report. World Health Organization.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
SILVA JUNIOR, Deógenes P. da; CASTELLANO, Patricia Carstens; TAVARES, André; FARIA, Ricardo; NOVAK, Elenice; VALENTIM, Natasha Malveira Costa.
Um Jogo Digital Voltado Para a Conscientização de Crianças Sobre a Violência e Abuso Sexual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 60-72.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9687.
