O Design do Mapa de Fases do Tekohá: Um Jogo para Conservação do Meio Ambiente adotando Características da Cultura e das Lendas Paraenses
Resumo
Introdução: A Amazônia enfrenta intensa degradação ambiental, problemas como desmatamento, queimadas, poluição industrial e hídrica. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Pará coloca essa crise em evidência global. Objetivo: Este trabalho apresenta uma parte do design concebido para o jogo Tekohá, que combina ação, aventura e educação ambiental. Metodologia: O jogo emprega lendas do folclore paraense para destacar conflitos ecológicos em seis regiões do Pará. Este artigo retrata o processo de criação do mapa de fases do jogo, mostrando como os elementos culturais folclóricos foram integrados a problemas reais, servindo como ferramentas narrativas. Resultados: Os resultados indicam que essa abordagem transforma jogos em ferramentas eficazes para educação ambiental ao mesmo tempo que valoriza a cultura.
Referências
Araújo, A. R. R., Nascimento, M. N. C. F., Do Vale, S. E. J. M., Junior, V. C. S. (2022). "Efetividade da educação ambiental como instrumento de mudança comportamental na Vila do Conde, Barcarena/PA/Effectiveness of environmental education as a tool for behavioral change in Vila do Conde, Barcarena/PA". Brazilian Journal of Animal and Environmental Research. 1747–1761.
beiradorio.ufpa.br (2025). "Barcarena sob risco permanente". Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
Eagleton, T. (2005). "A idéia de cultura". UNESP. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
FIAN Brasil (2025). "Tekohá é vida". Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
Fonseca, T. B. (2021). "O Gênero textual lendas amazônicas no âmbito escolar: Caminhos para a formação da identidade cultural e ressignificação da cultura". ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. 294–310.
Gee, J. P. (2009). "Bons video games e boa aprendizagem". Perspectiva. 167–178.
heartmachine (2025). "Hyper Light Drifter". Heart Machine. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
IBGE (2025). "Meio ambiente | IBGE". ibge.gov.br. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
INPE (2025). "INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais". Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
Koster, R. (2013). "Theory of Fun for Game Design". O’Reilly Media, Inc.
Malheiros, T. F., Junior, A. P., Coutinho, S. M. V. (2008). "Agenda 21 nacional e indicadores de desenvolvimento sustentável: contexto brasileiro". Saúde e Sociedade. 7–20.
nature4climate.org (2025). "UN Climate Change Conference (COP30)". Nature4Climate. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
Neto, G. G. (2021). "Poluição é um dos rastros da cadeia de destruição da Amazônia". InfoAmazonia. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
nintendo (2025). "The Legend of Zelda: A Link to the Past". Nintendo of Europe SE. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
pokemon (2025). "Site oficial de Pokémon". Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
supergiantgames (2025). "Supergiant Games". Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
terranil (2025). "Terra Nil". Terra Nil | Available now on Nintendo Switch, PC & Netflix. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2025.
Watanabe, C. B. (2011). "Secretaria de Educação a Distância". Conservação Ambiental. 168.
