Avaliando a Experiência do Jogador no Jogo Híbrido Chronicles of Crime Usando HybridGamePX

  • Mariana A. H. Gama UFC
  • Breno O. Marinho UFC
  • Paulyne Matthews Jucá UFC

Resumo


Introdução: Jogos híbridos são jogos que misturam componentes analógicas e digitais. Objetivo: Este artigo apresenta os resultados da avaliação da experiência do jogador no jogo Chronicles of Crime. Metodologia ou Etapas: O método usado para a avaliação foi o playtest juntamente com o HybridGamePX. Durante o playtest, foi realizada a observação do uso do jogo e depois os participantes foram entrevistados em grupo. Resultados: Os resultados dessa avaliação demonstram que o jogo é uma boa implementação de jogo híbrido, mas também aponta pontos de melhoria e considerações que podem ajudar designers de novos jogos híbridos.
Palavras-chave: Avaliação de experiência do jogador, Jogo híbrido, Playtest

Referências

Desurvire, H. e Wiberg, C. (2009). Game usability heuristics (PLAY) for evaluating and designing better games: The next iteration. In Ozok, A. A. e Zaphiris, P., editors, Online Communities and Social Computing, volume 5621 of Lecture Notes in Computer Science, pages 557–566. Springer, Heidelberg.

Drachen, A. e Canossa, A. (2009). Analyzing spatial user behavior in computer games using geographic information systems. In Proceedings of the 13th International MindTrek Conference: Everyday Life in the Ubiquitous Era, MindTrek ’09, pages 182–189, New York, USA. ACM.

Fang, X., Zhang, J., e Chan, S. S. (2013). Development of an instrument for studying flow in computer game play. International Journal of Human–Computer Interaction, 29(7):456–470.

Fullerton, T. (2018). Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games. CRC Press, 4th edition.

Jucá, P., Filho, J. C. S., e Silva, J. (2023). Hybridgamepx: Uma proposta de modelo para a avaliação da experiência do jogador no uso de jogos híbridos. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 213–223, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Kankainen, V., Arjoranta, J., e Nummenmaa, T. (2017). Games as blends: Understanding hybrid games. Journal of Virtual Reality and Broadcasting, 14(4).

Marinho, B., Gama, M. A., e Jucá, P. M. (2024). Avaliando a experiência do jogador em jogos híbridos usando hybridgamepx. In Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).

Mourão, M. A. e Mendonça Junior, G. M. (2017). Boas práticas para a realização de playtest de jogos. In Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 242–251, Porto Alegre, Brasil. SBC.

Rogerson, M. J., Sparrow, L. A., e Gibbs, M. R. (2021). Unpacking “boardgames with apps”: The hybrid digital boardgame model. In Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’21, New York, USA. ACM.

Schell, J. (2019). The Art of Game Design: A Book of Lenses. CRC Press, 3rd edition.

Wiemeyer, J., Nacke, L., Moser, C., e ‘Floyd’ Mueller, F. (2016). Player experience. In Dörner, R., Göbel, S., Effelsberg, W., e Wiemeyer, J., editors, Serious Games: Foundations, Concepts and Practice, pages 243–271. Springer, Cham.
Publicado
30/09/2025
GAMA, Mariana A. H.; MARINHO, Breno O.; JUCÁ, Paulyne Matthews. Avaliando a Experiência do Jogador no Jogo Híbrido Chronicles of Crime Usando HybridGamePX. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 84-94. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9775.