As metáforas interativas nas mecânicas de Florence
Resumo
Introdução: Jogos digitais demandam uma hermenêutica própria, na qual a interpretação ocorre em tempo real e se dá pela performance do jogador. Nesse contexto, roteiristas enfrentam o desafio de construir narrativas que dialoguem com a interatividade da obra. Objetivo: Este artigo investiga como mecânicas podem funcionar como metáforas interativas, conduzindo a experiência narrativa sem depender de escolhas ramificadas ou agência plena do jogador. Metodologia ou Etapas: Com base em teorias da hermenêutica, dos estudos do cibertexto e da inter-reatividade, realizamos um estudo de caso do jogo Florence, analisando suas mecânicas simbólicas. Resultados Esperados: As estratégias de Florence evidenciam o potencial expressivo das mecânicas na construção de narrativas sensíveis e afetivas, mesmo em trajetórias lineares e dirigidas.
Palavras-chave:
Florence, Jogos Digitais, Metáfora Interativa, Cibertexto, Narrativa
Referências
Aarseth, E. (1997). Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. JHU Press.
Aarseth, E. (2003). Investigació sobre jocs: aproximacions metodològiques a l’anàlisi de jocs. [link].
Dream, Q. (2018). Detroit: Become human. Videogame. Available on PlayStation 4 and PC.
Entertainment, D. (2015). Life is strange. Videogame. Available on multiple platforms.
Mountains (2018). Florence.
Murray, J. H. (1997). Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace. The MIT Press, Cambridge, MA.
Reddit User (2023). Why is this an actual game instead of an interactive movie? Reddit. Available at: [link] an/.
Smethurst, T. e Craps, S. (2015). Playing with trauma: Interreactivity, empathy, and complicity in the walking dead video game. DOI: 10.1177/1555412014559306.
Stang, S. (2019). “this action will have consequences”: Interactivity and player agency. [link].
Thorson, M. (2018). Celeste.
Usuário da Steam Community (2015). Discussion thread on the definition of a game: Life is strange. Steam Community. Available at: [link].
van de Ven, I. (2023). It’s not a game! rules of notice and hermeneutics of suspicion in contemporary fmv games. [link].
Verran, E. (2024). In pursuit of ourselves: Roleplaying (self-)control and the doppelgänger trope in videogames. [link].
Webster, A. (2018). With just a few taps, florence shows you how it feels to fall in love. Acessado em: 16/04/2025.
Aarseth, E. (2003). Investigació sobre jocs: aproximacions metodològiques a l’anàlisi de jocs. [link].
Dream, Q. (2018). Detroit: Become human. Videogame. Available on PlayStation 4 and PC.
Entertainment, D. (2015). Life is strange. Videogame. Available on multiple platforms.
Mountains (2018). Florence.
Murray, J. H. (1997). Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace. The MIT Press, Cambridge, MA.
Reddit User (2023). Why is this an actual game instead of an interactive movie? Reddit. Available at: [link] an/.
Smethurst, T. e Craps, S. (2015). Playing with trauma: Interreactivity, empathy, and complicity in the walking dead video game. DOI: 10.1177/1555412014559306.
Stang, S. (2019). “this action will have consequences”: Interactivity and player agency. [link].
Thorson, M. (2018). Celeste.
Usuário da Steam Community (2015). Discussion thread on the definition of a game: Life is strange. Steam Community. Available at: [link].
van de Ven, I. (2023). It’s not a game! rules of notice and hermeneutics of suspicion in contemporary fmv games. [link].
Verran, E. (2024). In pursuit of ourselves: Roleplaying (self-)control and the doppelgänger trope in videogames. [link].
Webster, A. (2018). With just a few taps, florence shows you how it feels to fall in love. Acessado em: 16/04/2025.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
SÁ, Arthur Motta Duarte; SILVÉRIO, Juan Vitor Saar; CARRETTA, Marcelo La.
As metáforas interativas nas mecânicas de Florence. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 127-135.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9926.
