Um Protótipo em Mundo Aberto para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

  • Guilherme Silva UFABC
  • Ian N. M. da Silva UFABC
  • Walter R. B. Carvalho UFABC
  • Júlia Pessoa UFABC
  • João H. L. Moreira UFABC
  • Felipe Y. Ferreira UFABC
  • André L. Brandão UFABC
  • Karla Vittori UFABC

Resumo


Introdução: O Pensamento Computacional (PC) é essencial no século XXI, com aplicações em educação e além. Este artigo propõe jogos sérios para ensinar PC de forma lúdica. Objetivo: Apresentar o protótipo natur(Eco), jogo em mundo aberto com estética cyberpunk, desenvolvido para ensinar as quatro habilidades do PC (algoritmos, decomposição, abstração e reconhecimento de padrões) a crianças de 6 a 10 anos. Metodologia: Foi adotado um modelo adaptado do método ágil SCRUM, voltado para o desenvolvimento de jogos, aliado ao uso do Game Design Canvas. A implementação foi realizada na engine Unity, utilizando a linguagem C#. A organização e documentação de backlogs foi realizada na plataforma Notion. O protótipo desenvolvido apresenta um mundo aberto com estrutura não linear, integrando minigames específicos à narrativa. Resultados: O jogo natur(Eco) destaca-se pela abordagem modular e estética cyberpunk, promovendo exploração autônoma e resolução criativa de problemas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Jogo sério, Mundo Aberto, Cyberpunk

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Guilherme; SILVA, Ian N. M. da; CARVALHO, Walter R. B.; PESSOA, Júlia; MOREIRA, João H. L.; FERREIRA, Felipe Y.; BRANDÃO, André L.; VITTORI, Karla. Um Protótipo em Mundo Aberto para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 159-168. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10053.