Caster Chef: Aplicação dos Métodos Quest 3x4 e Cores do Game Design no Desenvolvimento de um Jogo de Tabuleiro

  • Julieanne Brito Barroncas UEA
  • Gabriel Motta Ferreira UEA
  • Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva UEA
  • Critina Souza de Araujo UEA
  • Jucimar Maia da Silva Júnior UEA

Resumo


Introdução: Caster Chef é um jogo de tabuleiro desenvolvido como experimento prático, utilizando os métodos Quest 3x4 e Cores do Game Design, como parte de um projeto realizado em sala de aula no contexto do ensino de Game Design. Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar a eficácia desses métodos no processo de desenvolvimento do jogo, com foco no equilíbrio entre narrativa, mecânicas e o envolvimento emocional dos jogadores, especialmente por meio das sensações geradas durante a gameplay. Metodologia ou Etapas: O design experimental seguiu cinco etapas principais: (1) pesquisa de imersão; (2) concepção da ideia; (3) definição dos pilares do jogo, aplicação das Cores do Game Design e construção do Core Loop; (4) construção do protótipo; e (5) realização de playtests com foco em balanceamento. Resultados: Os testes iniciais revelaram desafios relacionados à clareza das regras, mas demonstraram que os objetivos centrais, como promover surpresa, competitividade e senso de urgência, foram efetivamente percebidos pelos participantes.

Palavras-chave: Quest 3x4, Cores do Game Design, Jogo de Tabuleiro

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Publicado
30/09/2025
BARRONCAS, Julieanne Brito; FERREIRA, Gabriel Motta; SILVA, Eduardo Jorge Lira Antunes da; ARAUJO, Critina Souza de; SILVA JÚNIOR, Jucimar Maia da. Caster Chef: Aplicação dos Métodos Quest 3x4 e Cores do Game Design no Desenvolvimento de um Jogo de Tabuleiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 207-218. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10115.