Gramáticas no Design de Games: princípios sintáticos da GameLinguagem como estrutura modular
Resumo
Introdução: Este artigo propõe uma abordagem teórica para compreender os jogos digitais como sistemas de linguagem estruturados em três dimensões: sintática, semântica e pragmática. O foco recai sobre a dimensão sintática e sua aplicação no design de jogos. Objetivo: Desenvolver uma proposta de gramática projetual baseada na GameLinguagem, formulando princípios que orientem a composição, coerência e expressividade dos elementos formais dos jogos digitais. Metodologia: A pesquisa adota uma abordagem teórico-conceitual, fundamentada em revisão bibliográfica interdisciplinar, com base em autores dos campos da linguística, semiótica, game design e estudos da linguagem nos jogos. A estrutura modular da GameLinguagem é desdobrada em níveis hierárquicos e princípios projetuais. Resultados: Espera-se que os princípios propostos — composicionalidade, coerência estrutural, multimodalidade articulada, maleabilidade pragmática, coautoria performativa e escalabilidade modular — ofereçam uma ferramenta conceitual útil para a análise e criação de jogos digitais, contribuindo para uma compreensão mais integrada entre estrutura formal e experiência do jogador.
Palavras-chave:
GameLinguagem, Gramática do jogo, Game design, Linguagem dos games, Design modular
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
SANTOS, Bruno Carvalho dos; GALLO, Sérgio Nesteriuk.
Gramáticas no Design de Games: princípios sintáticos da GameLinguagem como estrutura modular. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 233-242.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10128.
