Aprendizados no desenvolvimento de um jogo educativo sobre valores éticos e morais
Resumo
Introdução: Este trabalho apresenta os aprendizados gerados ao longo do processo de desenvolvimento de um jogo digital educativo voltado para estudantes do ensino fundamental. O jogo tem como foco a promoção de valores éticos e morais, como sustentabilidade, responsabilidade social e consumo consciente. Objetivo: Apresentar os resultados de uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento de um jogo educativo com foco na promoção de valores éticos e morais. Metodologia ou Etapas: O jogo foi desenvolvido com base no modelo de Design Thinking, abrangendo as etapas de empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. O jogo foi testado por estudantes do ensino fundamental, gerando percepções que foram analisadas para indicar possíveis melhorias no jogo. Resultados: A aplicação do modelo de Design Thinking permitiu compreender melhor as vivências e necessidades dos estudantes, resultando em decisões de design mais alinhadas com seus contextos. A experiência também destacou a importância de estimular a reflexão ética. Espera-se que o trabalho contribua com discussões sobre a criação de jogos educativos sensíveis a questões contemporâneas.
Palavras-chave:
Jogos educativos, Educação moral, Design Thinking, Aprendizagem baseada em jogos
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
ANTUNES, Diego; NASCIMENTO, Michelle Nery; FERRAZ, Antonio Wall; DUBEUX, Victor Moura; PANASIEWICZ, Roberlei; ISHITANI, Lucila.
Aprendizados no desenvolvimento de um jogo educativo sobre valores éticos e morais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 311-320.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10192.
