Análise de Jogos Digitais Usando um Catálogo de Qualidade de Estética - Uma Prova de Conceito de Aplicação

  • Rafael Felipe Colloca Carrion UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Henrique Prado de Sá Sousa UNIRIO

Resumo


Introdução: A busca por abordagens que contribuam com a qualidade da estética dos jogos digitais ainda carece de métodos sistematizados que orientem o desenvolvimento. A estética, embora central na experiência do jogador, é frequentemente abordada intuitivamente pelos desenvolvedores. Objetivo: Este trabalho apresenta uma prova de conceito do uso de um catálogo de questões de engenharia de requisitos voltado à estética de jogos digitais, com o intuito de explorar sua aplicabilidade no processo de desenvolvimento. Metodologia: Para isso, foi realizada uma aplicação prática do catálogo no contexto da análise das respostas das questões propostas em 3 jogos distintos. O processo envolveu a resposta das 196 perguntas do catálogo em cada jogo, como prova de conceito. Resultados: O catálogo demonstrou potencial como ferramenta de apoio ao desenvolvimento, indicando sua capacidade de auxiliar no direcionamento da estética de jogos. Responder as questões estéticas pode funcionar como uma ferramenta simples e intuitiva para a análise da satisfatoriedade de características estéticas em jogos digitais, embora estudos adicionais sejam necessários para validar e consolidar a ferramenta.
Palavras-chave: Estética de Jogos, Catálogo de RNF, Softgoals, Jogos Digitais

Referências

Atkinson, P. e Parsayi, F. (2021). Video games and aesthetic contemplation. Games and Culture.

Boyle, E. A., Connolly, T. M., Hainey, T., e Boyle, J. M. (2012). Engagement in digital entertainment games: A systematic review. Computers in human behavior, 28(3):771–780.

Carrion, R. F. C. e de Classe, T. M. (2024). Como estética é utilizada e aplicada no design de jogos educativos? um estudo sistemático da literatura. In Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 25–37, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Castro, A. L., Sousa, H. P., Leite, J. C. S. P., e Braga, J. (2011). Transparência aplicada a modelos de negócio. In Workshop de Engenharia de Requisitos 2011, pages 321–332.

Chung, L., Nixon, B. A., Yu, E., e Mylopoulos, J. (2012). Non-functional requirements in software engineering, volume 5. Springer Science & Business Media.

Chung, L. e Prado Leite, J. C. S. (2009). On non-functional requirements in software engineering. In Conceptual modeling: Foundations and applications, pages 363–379.

Goethe, O. e Goethe, O. (2019). Immersion in games and gamification. Gamification Mindset, pages 107–117.

Huizinga, J. (1955). 1938: Homo ludens: A study of the play-element in culture.

Hunicke, R., LeBlanc, M., Zubek, R., et al. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research. In Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, volume 4, page 1722. San Jose, CA.

Kant, I. (2024). Critique of judgment, volume 10. Minerva Heritage Press.

Kaur, A. e Behki, P. (2024). The evolution and impact of game development in the digital era. In 2024 International Conference on Emerging Technologies in Computer Science for Interdisciplinary Applications (ICETCS), pages 1–6. IEEE.

Kotonya, G. e Sommerville, I. (1998). Requirements engineering: processes and techniques. Wiley Publishing.

Leite, J. C. S. P.; Cappelli, C. (2010). Software transparency. In Business & Information Systems Engineering, pages 127–139. Springer.

Mendes, J., Viana, D., e Rivero, L. (2021). Developing an inspection checklist for the adequacy assessment of software systems to quality attributes of the brazilian general data protection law: An initial proposal. In Proceedings of the XXXV Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 263–268.

Menezes, G. J., Hatherly, R. M., Oliveira, E. G., e Classe, T. M. (2024). Sqland: aprendendo sql com suporte de um jogo digital educacional. In REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, pages 426–435.

Oliveira, R., Silva, L., Leite, J. C. S. P., e Moreira, A. (2016). Eliciting accessibility requirements an approach based on the nfr framework. In Proceedings of Annual ACM Symposium on Applied Computing, pages 1276–1281. ACM.

Phan, M. H., Keebler, J. R., e Chaparro, B. S. (2016). The development and validation of the game user experience satisfaction scale (guess). Human factors, 58(8):1217–1247.

Plato, B. (2019). Symposium. BookRix.

Ramirez Gomez, A. e Lankes, M. (2021). Eyesthetics: Making sense of the aesthetics of playing with gaze. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 5(CHI PLAY):1–24.

Ramos, S. (2019). Plato and kant on beauty and desire. Epoche, 24(1):1–26.

Rufino Júnior, R., Classe, T., e Lima, C. (2024). Games with safety training purposes in the industry: Game design method and its demonstration. In Journal on Interactive Systems, pages 434–449.

Saroja, S. e Haseena, S. (2023). Functional and non-functional requirements in agile software development. Agile Software Development: Trends, Challenges and Applications, pages 71–86.

Schell, J. (2020). Tenth anniversary: The Art of game design. CRC Press, Boca Raton.

Sousa, H., Almentero, E., Classe, T., Santos, R., e Leite, J. C. (2023). Uma abordagem baseada no catálogo de requisitos não funcionais para conformidade à lgpd. In Workshop de Engenharia de Requisitos 2023.

Sousa, H., Leal, A., e Leite, J. (2015). Alinhamento de operacionalizações entre transparência e mps.br. In Brazilian Journal of Information Systems, page 109–141.

Spanos, A. (2021). Games of history: Games and gaming as historical sources. Taylor & Francis.

Supakkul, S., Hill, T., Chung, L., Tun, T. T., e do Prado Leite, J. C. S. (2010). An nfr pattern approach to dealing with nfrs. In 2010 18th IEEE International Requirements Engineering Conference, pages 179–188. IEEE.

Vuksanovic, D. (2022). Aesthetics, media, games. Biblioteka Diogen, 30(2):142–157.
Publicado
30/09/2025
CARRION, Rafael Felipe Colloca; CLASSE, Tadeu Moreira de; SOUSA, Henrique Prado de Sá. Análise de Jogos Digitais Usando um Catálogo de Qualidade de Estética - Uma Prova de Conceito de Aplicação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 380-391. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10256.