Jogo da Vida Universitária Digital: Um jogo educativo para ensinar gestão de tempo na vida universitária

  • Breno Avelino Costa da Silva CEFET/RJ
  • Kauã Castro CEFET/RJ
  • Gustavo Bahia CEFET/RJ
  • Marcus Parreiras CEFET/RJ / UFRJ
  • Marcelo Silva CEFET/RJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ

Resumo


Introdução: A vida universitária apresenta desafios que exigem dos estudantes competências como organização, resiliência e tomada de decisão. Jogos educacionais podem ser uma forma eficaz de desenvolver essas habilidades de maneira lúdica e engajante. Objetivo: Este artigo apresenta o Jogo da Vida Universitária Digital para ensinar gestão de tempo na vida universitária, uma visual novel desenvolvida para simular situações reais enfrentadas por universitários, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e acadêmicas. Metodologia ou Etapas: O jogo foi desenvolvido com a engine Ren’Py e adaptado de um jogo de tabuleiro anterior. O design é fundamentado no método MEDIEVAL, com foco em narrativas interativas e gestão de atributos. A avaliação preliminar foi realizada durante um evento acadêmico, envolvendo aproximadamente 10 estudantes e 4 professores. A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta do engajamento dos participantes e entrevistas informais realizadas ao longo das partidas, com perguntas sobre as decisões tomadas e percepções a cada etapa do jogo. Resultados Esperados: Espera-se que o jogo auxilie estudantes na reflexão sobre seu comportamento e tomada de decisão no contexto universitário. O jogo também pode ser usado por educadores como ferramenta de apoio em atividades pedagógicas e acolhimento institucional.

Palavras-chave: Jogo educativo, Gestão do tempo, Visual Novel, Universidade, Jogo sério

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Breno Avelino Costa da; CASTRO, Kauã; BAHIA, Gustavo; PARREIRAS, Marcus; SILVA, Marcelo; XEXÉO, Geraldo. Jogo da Vida Universitária Digital: Um jogo educativo para ensinar gestão de tempo na vida universitária. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 466-476. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10317.