20 Anos de Acessibilidade no SBGames: Uma Revisão sobre Inclusão em Jogos Digitais entre 2004 e 2024
Resumo
Introdução: A acessibilidade em jogos digitais busca eliminar barreiras, garantindo a inclusão de todas as pessoas. O SBGames, principal evento acadêmico de jogos no Brasil, reflete a evolução desse debate. Este estudo revisa a produção científica sobre acessibilidade no evento entre 2004 e 2024. Objetivo: Mapear e analisar artigos do SBGames que abordam acessibilidade, com foco em iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência para criação de jogos acessíveis e desenvolvimento de ferramentas que tornem jogos mais acessíveis. Metodologia: Foram analisados 2.881 artigos publicados no SBGames entre 2004 e 2024. Identificaramse menções ao termo “acessibilidade”, filtrando-se aquelas relacionadas à inclusão. Artigos que propunham jogos ou ferramentas acessíveis foram selecionados. Resultados: Dos 2.881 artigos, 157 mencionaram acessibilidade. Destes, 53 trataram diretamente da inclusão de pessoas com deficiência ou idosos, e 24 apresentaram propostas concretas de jogos ou ferramentas acessíveis. Os achados reforçam a necessidade de expandir iniciativas voltadas à acessibilidade nos jogos digitais.
Palavras-chave:
Jogos Digitais, Acessibilidade, Revisão Sistemática, Inclusão
Referências
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Introdução Trabalhos Relacionados: Academia e Indústria Metodologia Resultados Controles Alternativos Multimídia e Audiogames Inclusão de Pessoas Idosas Acessibilidade no Processo de Design Discussão Conclusão
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Introdução Trabalhos Relacionados: Academia e Indústria Metodologia Resultados Controles Alternativos Multimídia e Audiogames Inclusão de Pessoas Idosas Acessibilidade no Processo de Design Discussão Conclusão
Publicado
30/09/2025
Como Citar
MOTA, Virgínia Fernandes; DUARTE, Emanuel Felipe.
20 Anos de Acessibilidade no SBGames: Uma Revisão sobre Inclusão em Jogos Digitais entre 2004 e 2024. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 753-768.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.8058.
