Há Consenso Cultural? Descrição e Avaliação Qualitativa de Uma Taxonomia de Gênero de Jogos Digitais

  • Herick Henrique Cardouzo UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira UNIRIO

Resumo


Introdução: Uma das grandes dificuldades na área acadêmica de jogos, é a de classificar jogos e suas características com consenso. A visão pessoal e de pesquisa pode mudar a forma com que analisamos jogos e fazemos esses tipos de classificação. Objetivo: Neste estudo foi validado a construção de uma taxonomia de gêneros de jogos digitais, com o objetivo de descrever jogos. Metodologia ou Etapas: Para isso uma pesquisa de opinião foi construída e respondida por especialistas da academia que frequentaram a SBGames em 2024. Resultados: Ao final da pesquisa, alterações foram encontradas para ser feitas na maioria dos termos principais, de 13 participantes que deram 55 feedbacks em diferentes eixos, a validação alcançou 45% de concordância, junto a 94.4% da necessidade dos eixos para pesquisas futuras. Apesar da aceitação não ser de maioria, as respostas qualitativas nos auxiliam a compreender as opiniões dos acadêmicos em cada parte da taxonomia, e na criação de mais validações em classificações do gênero.
Palavras-chave: Avaliação, Validação, Jogos Digitais, Taxonomia, Gênero

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Publicado
30/09/2025
CARDOUZO, Herick Henrique; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Há Consenso Cultural? Descrição e Avaliação Qualitativa de Uma Taxonomia de Gênero de Jogos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 837-847. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9993.