Panorama de Estudos sobre Jogos e Neurodiversidade em Instituições Brasileiras: Uma Revisão da Literatura
Resumo
Introdução: Apesar do crescente número de pesquisas sobre jogos para o público neurodivergente, há a predominância da perspectiva do modelo médico de deficiência, que considera qualquer condição neurológica diferente do padrão como um problema a ser curado, resultando em jogos que desconsideram a autonomia do indivíduo, suas motivações e necessidades reais. Objetivo: Entender como pesquisadores de instituições brasileiras conduzem estudos sobre jogos para o público neurodivergente. Metodologia: Foi realizado um mapeamento da literatura, buscando por trabalhos que descrevem o desenvolvimento ou a utilização de jogos para o público neurodivergente realizados por ao menos um pesquisador de instituição brasileira. Resultados: A maioria dos estudos aborda o Autismo, seguido pela Trissomia 21 e TDAH, com predominância de pesquisas voltadas para o público infantil. Os jogos são desenvolvidos para serem jogados por apenas um jogador e para uso em terapia, treinamento de habilidades e educação. Os indivíduos neurodivergentes participam principalmente na etapa de avaliação, com pouca inclusão durante o design e desenvolvimento.
Palavras-chave:
Neurodiversidade, Jogos, Modelos de Deficiência, Mapeamento da Literatura
Referências
Armstrong, T. (2015). The myth of the normal brain: embracing neurodiversity. AMA journal of ethics, 17 4:348–52.
Avila-Pesantez, D., Vaca-Cardenas, L., Rivera, L. A., Zuniga, L., e Miriam Avila, L. (2018). Athynos: Helping children with dyspraxia through an augmented reality serious game. In 2018 International Conference on eDemocracy & eGovernment (ICEDEG), pages 286–290, New York, NY, USA. IEEE.
Boot, N., Nevicka, B., e Baas, M. (2020). Creativity in adhd: goal-directed motivation and domain specificity. Journal of attention disorders, 24(13):1857–1866.
Brandão, A., Trevisan, D., Brandão, L., Moreira, B., Nascimento, G., Mourão, P., Vasconcelos, C. N., e Clua, E. (2010). Semiotic inspection of a game for children with down syndrome. In Proceedings of the IX Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, SBGAMES ’10, pages 199–210, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Chapman, R. (2019). Mental disorder within the neurodiversity paradigm.
Chapman, R. (2020). Defining neurodiversity for research and practice, pages 218–220. Routledge, New York, NY, USA.
Dalton, N. S. (2013). Neurodiversity & hci. In CHI ’13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’13, page 2295–2304, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Dantas, A. C. e do Nascimento, M. Z. (2022). Face emotions: improving emotional skills in individuals with autism. Multimedia Tools and Applications, 81(18):25947–25969.
de Holanda Machado, A. C., Nascimento, D. G. D., da Silva Neto, J. A., Alves, M. R. R., Ramos, V. D. G., e de Oliveira, J. M. R. (2019). A relação entre a neurodiversidade e o transtorno do espectro autista. Revista Educação em Saúde, 7:173–176.
de Oliveira, D. M., Pacífico, M., e Borges, M. A. (2023). Jogos digitais e a neurodiversidade: Uma revisão sistemática. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1047–1053, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Dwyer, P. (2022). The neurodiversity approach(es): What are they and what do they mean for researchers? Human Development, 66:73–92.
Gerling, K., Depoortere, A., Wauters, J., Spiel, K., Alexandrovsky, D., Danckaerts, M., Baeyens, D., e Van der Oord, S. (2024). Representation of invisible disability: Exploring the lived experience of teenagers with adhd to inform game design. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, 31(5):1–26.
Junior, A. S., Wayszceyk, S., e Wuo, A. S. (2021). Neurodiversidade: Levantamento das produções nacionais. REVISTA HUMANITARIS-B3, 2(2):p–156.
Lira, M. d., Gonçalves, C. F., e Gonçalves, B. S. (2021). Jogo digital e autismo: análise de dois ambientes por intermédio dos affordances de janet murray. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2021), SBGames Estendido 2021, pages 886–895, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Macedo, I. e Trevisan, D. G. (2013). A Method to Evaluate Disabled User Interaction: A Case Study with Down Syndrome Children, pages 50–58. Springer Berlin Heidelberg, Heidelberg, Germany.
Nocon, A. S., Roestorf, A., e Menéndez, L. M. G. (2022). Positive psychology in neurodiversity: An investigation of character strengths in autistic adults in the united kingdom in a community setting. Research in Autism Spectrum Disorders, 99:102071.
Oliveira, S. E. S., Arantes, A., e Mota, V. F. (2021). Meu jardim de emoções: jogo para compreensão de expressões faciais para crianças e adolescentes autistas. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2021), SBGames Estendido 2021, pages 549–555, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Ortega, F. (2009a). Deficiência, autismo e neurodiversidade.
Ortega, F. (2009b). O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade. Mana: Estudos de Antropologia Social, 14:477–509.
Page, M. J., Moher, D., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., et al. (2021). Prisma 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. bmj, 372.
Pereira, L. G., França, M. S., Piccoli, V. H., Rodriguez, T., e Eliseo, M. A. (2020). Mr. pizza: An educational game for inclusion of children with autism spectrum disorder. In CEUR Workshop, volume 2747, pages 256–265, Aachen, Germany. CEUR-WS.
Porcino, T., Trevisan, D., Clua, E., Rodrigues, M., e Barbosa, D. (2015). A Participatory Approach for Game Design to Support the Learning and Communication of Autistic Children, pages 17–31. Springer International Publishing, Cham, Switzerland.
Ribeiro, P. C., Baere Pederassi Lomba de Araujo, B., e Raposo, A. (2014). Comfim: A cooperative serious game to encourage the development of communicative skills between children with autism. In 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, pages 148–157, New York, NY, USA. IEEE.
Rios, C. e Andrada, B. C. (2015). The changing face of autism in brazil. Culture, Medicine and Psychiatry, 39:213–234.
Rosqvist, H. B., Chown, N., e Stenning, A. (2020). Neurodiversity studies. Routledge, New York, NY, USA.
Silva, L. M., Cibrian, F. L., Bonang, C., Bhattacharya, A., Min, A., Monteiro, E. M., Beltran, J. A., Schuck, S., Lakes, K. D., Hayes, G. R., et al. (2024). Co-designing situated displays for family co-regulation with adhd children. In Proceedings of the CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–19.
Singer, J. (1998). Odd people in: The birth of community amongst people on the autistic spectrum: A personal exploration of a new social movement based on neurological diversity. PhD thesis, Faculty of Humanities and Social Sciences, University of Technology, Sydney.
Sonuga-Barke, E. e Thapar, A. (2021). The neurodiversity concept: is it helpful for clinicians and scientists? The Lancet Psychiatry, 8(7):559–561.
Spiel, K. e Gerling, K. (2021). The purpose of play: How hci games research fails neurodivergent populations. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 28(2):1–40.
Walker, N. (2014). Neurodiversity : Some basic terms & definitions.
Avila-Pesantez, D., Vaca-Cardenas, L., Rivera, L. A., Zuniga, L., e Miriam Avila, L. (2018). Athynos: Helping children with dyspraxia through an augmented reality serious game. In 2018 International Conference on eDemocracy & eGovernment (ICEDEG), pages 286–290, New York, NY, USA. IEEE.
Boot, N., Nevicka, B., e Baas, M. (2020). Creativity in adhd: goal-directed motivation and domain specificity. Journal of attention disorders, 24(13):1857–1866.
Brandão, A., Trevisan, D., Brandão, L., Moreira, B., Nascimento, G., Mourão, P., Vasconcelos, C. N., e Clua, E. (2010). Semiotic inspection of a game for children with down syndrome. In Proceedings of the IX Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, SBGAMES ’10, pages 199–210, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Chapman, R. (2019). Mental disorder within the neurodiversity paradigm.
Chapman, R. (2020). Defining neurodiversity for research and practice, pages 218–220. Routledge, New York, NY, USA.
Dalton, N. S. (2013). Neurodiversity & hci. In CHI ’13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’13, page 2295–2304, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Dantas, A. C. e do Nascimento, M. Z. (2022). Face emotions: improving emotional skills in individuals with autism. Multimedia Tools and Applications, 81(18):25947–25969.
de Holanda Machado, A. C., Nascimento, D. G. D., da Silva Neto, J. A., Alves, M. R. R., Ramos, V. D. G., e de Oliveira, J. M. R. (2019). A relação entre a neurodiversidade e o transtorno do espectro autista. Revista Educação em Saúde, 7:173–176.
de Oliveira, D. M., Pacífico, M., e Borges, M. A. (2023). Jogos digitais e a neurodiversidade: Uma revisão sistemática. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1047–1053, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Dwyer, P. (2022). The neurodiversity approach(es): What are they and what do they mean for researchers? Human Development, 66:73–92.
Gerling, K., Depoortere, A., Wauters, J., Spiel, K., Alexandrovsky, D., Danckaerts, M., Baeyens, D., e Van der Oord, S. (2024). Representation of invisible disability: Exploring the lived experience of teenagers with adhd to inform game design. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, 31(5):1–26.
Junior, A. S., Wayszceyk, S., e Wuo, A. S. (2021). Neurodiversidade: Levantamento das produções nacionais. REVISTA HUMANITARIS-B3, 2(2):p–156.
Lira, M. d., Gonçalves, C. F., e Gonçalves, B. S. (2021). Jogo digital e autismo: análise de dois ambientes por intermédio dos affordances de janet murray. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2021), SBGames Estendido 2021, pages 886–895, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Macedo, I. e Trevisan, D. G. (2013). A Method to Evaluate Disabled User Interaction: A Case Study with Down Syndrome Children, pages 50–58. Springer Berlin Heidelberg, Heidelberg, Germany.
Nocon, A. S., Roestorf, A., e Menéndez, L. M. G. (2022). Positive psychology in neurodiversity: An investigation of character strengths in autistic adults in the united kingdom in a community setting. Research in Autism Spectrum Disorders, 99:102071.
Oliveira, S. E. S., Arantes, A., e Mota, V. F. (2021). Meu jardim de emoções: jogo para compreensão de expressões faciais para crianças e adolescentes autistas. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2021), SBGames Estendido 2021, pages 549–555, Porto Alegre, Brazil. Sociedade Brasileira de Computação.
Ortega, F. (2009a). Deficiência, autismo e neurodiversidade.
Ortega, F. (2009b). O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade. Mana: Estudos de Antropologia Social, 14:477–509.
Page, M. J., Moher, D., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., et al. (2021). Prisma 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. bmj, 372.
Pereira, L. G., França, M. S., Piccoli, V. H., Rodriguez, T., e Eliseo, M. A. (2020). Mr. pizza: An educational game for inclusion of children with autism spectrum disorder. In CEUR Workshop, volume 2747, pages 256–265, Aachen, Germany. CEUR-WS.
Porcino, T., Trevisan, D., Clua, E., Rodrigues, M., e Barbosa, D. (2015). A Participatory Approach for Game Design to Support the Learning and Communication of Autistic Children, pages 17–31. Springer International Publishing, Cham, Switzerland.
Ribeiro, P. C., Baere Pederassi Lomba de Araujo, B., e Raposo, A. (2014). Comfim: A cooperative serious game to encourage the development of communicative skills between children with autism. In 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, pages 148–157, New York, NY, USA. IEEE.
Rios, C. e Andrada, B. C. (2015). The changing face of autism in brazil. Culture, Medicine and Psychiatry, 39:213–234.
Rosqvist, H. B., Chown, N., e Stenning, A. (2020). Neurodiversity studies. Routledge, New York, NY, USA.
Silva, L. M., Cibrian, F. L., Bonang, C., Bhattacharya, A., Min, A., Monteiro, E. M., Beltran, J. A., Schuck, S., Lakes, K. D., Hayes, G. R., et al. (2024). Co-designing situated displays for family co-regulation with adhd children. In Proceedings of the CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–19.
Singer, J. (1998). Odd people in: The birth of community amongst people on the autistic spectrum: A personal exploration of a new social movement based on neurological diversity. PhD thesis, Faculty of Humanities and Social Sciences, University of Technology, Sydney.
Sonuga-Barke, E. e Thapar, A. (2021). The neurodiversity concept: is it helpful for clinicians and scientists? The Lancet Psychiatry, 8(7):559–561.
Spiel, K. e Gerling, K. (2021). The purpose of play: How hci games research fails neurodivergent populations. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 28(2):1–40.
Walker, N. (2014). Neurodiversity : Some basic terms & definitions.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
YASUI, André Kazuo; BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; BRANDÃO, André Luiz.
Panorama de Estudos sobre Jogos e Neurodiversidade em Instituições Brasileiras: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 848-860.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10015.
