Cenário de mulheres nos jogos digitais: discussões e análise de dados em relação à presença do público feminino nos games de 2014 a 2024

  • Ângelo Carlos Avelino Feitosa IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA
  • Varley Santos de Sa IFMA

Resumo


Introdução: A indústria de jogos digitais é uma das mais populares no entretenimento global. No Brasil, mais da metade dos jogadores são mulheres, mas elas ainda enfrentam diversos desafios nas comunidades e na indústria. Objetivo: Apresentar uma análise de dados quantitativa da presença de mulheres como jogadoras no período de 2014 a 2024 e fazer discussões acerca desses dados. Metodologia: Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para as discussões acerca do tema e a pesquisa documental para a coleta de dados, os sites Google e Google Acadêmico foram usados para as duas pesquisas. Resultados: Em geral, as mulheres são maioria como jogadoras, mas não são bem representadas na indústria, além de serem minoria nos cargos de desenvolvimento de jogos digitais.
Palavras-chave: mulheres, análise de dados, jogos digitais, jogadoras, pesquisa,

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Publicado
30/09/2025
FEITOSA, Ângelo Carlos Avelino; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo; SA, Varley Santos de. Cenário de mulheres nos jogos digitais: discussões e análise de dados em relação à presença do público feminino nos games de 2014 a 2024. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 871-879. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10084.