Análise do viés de representação e apresentação de gênero em personagens de jogos digitais: um estudo comparativo em imagens geradas por IAs

  • Maria C. B. A. Viana UFV
  • Gláucia Braga e Silva UFV
  • Otávio S. Gomes UFV
  • Thais Braga Silva UFV
  • Estela Batista UFV

Resumo


Introdução: Considerando o uso emergente das inteligências artificiais (IAs) generativas, em especial, no contexto do desenvolvimento de jogos digitais, torna-se fundamental investigar a presença de eventuais deficiências nestas tecnologias que perpetuem vieses e estereótipos, como os relacionados a gênero. Objetivo: Este trabalho investiga a presença de vieses de gênero, de representação e de apresentação, em personagens de jogos digitais, por meio de um estudo comparativo de imagens geradas por duas IAs generativas. Metodologia: Para isso, foi conduzido um estudo comparativo entre imagens geradas pelas ferramentas DALL-E e Llama, de forma a observar o gênero das personagens, protagonistas ou não, assim como a forma de apresentação das mesmas. Resultados: Os resultados corroboram com a literatura, reforçando os baixos índices de representatividade e protagonismo de mulheres e revelando que a maioria das personagens femininas foram apresentadas de forma sexualizada.

Palavras-chave: IAs Generativas de Imagens, Classificação de Gênero, Personagens de Jogos

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Publicado
30/09/2025
VIANA, Maria C. B. A.; SILVA, Gláucia Braga e; GOMES, Otávio S.; SILVA, Thais Braga; BATISTA, Estela. Análise do viés de representação e apresentação de gênero em personagens de jogos digitais: um estudo comparativo em imagens geradas por IAs. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 915-925. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10155.