Àjò Play - Caminhando pelo Gabão: Jogo de tabuleiro digital sobre a cultura gabonesa

  • Eduardo Souto Maior Sales IFBA
  • Luiz Claudio M. Santos IFBA
  • Eduardo D’Oliveira Silva Borges IFBA
  • Maria Adélia Icó M. Santos IFBA
  • Renata Santana Santos Silva IFBA

Resumo


Introdução: O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital que aborda a cultura do Gabão, país africano pouco conhecido no Brasil. Objetivo: Desenvolver um jogo digital que desperte o interesse pela cultura africana, por meio de dinâmicas interativas e desafiadoras, e proporcionar o contato com elementos culturais, geográficos, históricos e sociais do Gabão. Metodologia: A metodologia do jogo envolveu revisão narrativa da literatura sobre jogos educacionais e cultura africana, seguida do levantamento de dados culturais e do design e desenvolvimento do jogo, com elaboração de roteiro, desafios, elementos visuais e sonoros. Resultados: Com uma mecânica que alia aprendizado e diversão, o jogo oferece uma experiência interativa que associa entretenimento e educação, e contribui para o fortalecimento de narrativas africanas nos jogos digitais.

Palavras-chave: Gabão, tabuleiro, jogos digitais, África, africanos

Referências

BBC. (2023). Gabon: country profile. BBC News. [link].

Cavadas, B., & Franco, D. (2010). A teoria da deriva dos continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais portugueses. Entretextos.

Central Intelligence Agency - CIA. (n.d.). Countries: Gabon. The World Factbook. [link].

Davidovich, H. (2024). Você Nem Sabia – O Fenômeno de Oklo: Reatores nucleares de fissão na Natureza. Instituto de Engenharia Nuclear, Governo Federal. [link].

Eyégué, S. (2023). Pour doper le tourisme au Gabon, tous les moyens sont bons. Jeune Afrique. [link].

Ferracini, R. L., Beka, A. B., & Obounou, C. A. N. (2022). Por uma Libreville livre: ensino de geografia no Gabão. Giramundo. DOI: 10.33025/grgcp2.v8i15.3489.

Figueiredo, F. B. (2011). História da África. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais. [link].

Gama, A. R. (2022). Àjò'rnada de Lazzo Matumbi na trilha da diáspora negra: experiências, memórias e narrativas. [link].

Gardinier, D.E., Weinstein, B., Hoogstraten, J.S.V. (2025). Gabon. Encyclopedia Britannica. [link].

Gomes, N. L., Silva, P. V. B. da, & Brito, J. E. de. (2021). Ações afirmativas de promoção da igualdade racial na educação: Lutas, conquistas e desafios – Apresentação. Educação & Sociedade, 42, e258226. DOI: 10.1590/ES.258226.

Guitarrara, P. (n.d.). Gabão. Brasil Escola. [link].

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (n.d.). A formação dos continentes. Atlas Escolar IBGE. [link]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. (2022). Projeto pedagógico do curso superior de tecnologia em jogos digitais. Lauro de Freitas – BA.

International Fund for Agricultural Development. (n.d.). Gabon. [link]

James, G. (n.d.). Introdução ao Gabão. Gilad James Mystery School. [link].

Lima, M. (2018). A diáspora africana: As influências culturais da África no Brasil e no mundo. In N. Jorge (Org.), História da África e relações com o Brasil (pp. 159-203). Brasília: FUNAG. [link]

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

Ministério da Educação. Secretaria De Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. (n.d.). Como exportar: Gabão. Gov.br. [link]

Moreira, I. (2015). “Existe um reator nuclear natural de 2 bilhões de anos na África”. [link]

Silva, V. P., Muniz, K. S., Silva, E. J., & Nascimento, A. S. (2017) Baú de Ashanti e o Uso de Jogos Educacionais para Conscientização de Questões Étnico-Raciais. [link]
Publicado
30/09/2025
SALES, Eduardo Souto Maior; SANTOS, Luiz Claudio M.; BORGES, Eduardo D’Oliveira Silva; SANTOS, Maria Adélia Icó M.; SILVA, Renata Santana Santos. Àjò Play - Caminhando pelo Gabão: Jogo de tabuleiro digital sobre a cultura gabonesa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 937-948. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10184.