Grindando em Blox Fruits: Riscos comerciais em jogos infantojuvenis da Plataforma Roblox
Resumo
Introdução: A plataforma Roblox se utiliza do modelo game as a service e ganhou notoriedade entre o público infantojuvenil. Contudo, existem jogos dentro da plataforma onde certos mecanismos representam risco para este grupo, além de normalizar a participação em jogos de azar. Objetivo: Neste trabalho analisamos as práticas comerciais realizadas em “Blox Fruits" para compreender e denotar quais riscos são apresentados a crianças e adolescentes dentro de um jogo presente na plataforma. Metodologia: A partir das concepções de Schell, jogamos a fim de analisar tanto a experiência de jogo quanto os riscos comerciais envolvidos nela, como trabalhados por Livingstone e Stoilova. Também nos utilizamos da noção do dispositivo de RRM, random reward mechanisms, como trabalhado por Xiao a fim de pensar as mecânicas de azar dentro de jogo. Resultados: A experiência de jogo demonstra uma série de riscos comerciais para o público mais jovem característico da plataforma, normalizando a prática de microtransações e a participação em jogos de azar.
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