Grindando em Blox Fruits: Riscos comerciais em jogos infantojuvenis da Plataforma Roblox

  • Abner Oliveira Lopes da Silva UFC
  • Pâmela da Silva Rocha UFC
  • Soraya Madeira da Silva UFC

Resumo


Introdução: A plataforma Roblox se utiliza do modelo game as a service e ganhou notoriedade entre o público infantojuvenil. Contudo, existem jogos dentro da plataforma onde certos mecanismos representam risco para este grupo, além de normalizar a participação em jogos de azar. Objetivo: Neste trabalho analisamos as práticas comerciais realizadas em “Blox Fruits" para compreender e denotar quais riscos são apresentados a crianças e adolescentes dentro de um jogo presente na plataforma. Metodologia: A partir das concepções de Schell, jogamos a fim de analisar tanto a experiência de jogo quanto os riscos comerciais envolvidos nela, como trabalhados por Livingstone e Stoilova. Também nos utilizamos da noção do dispositivo de RRM, random reward mechanisms, como trabalhado por Xiao a fim de pensar as mecânicas de azar dentro de jogo. Resultados: A experiência de jogo demonstra uma série de riscos comerciais para o público mais jovem característico da plataforma, normalizando a prática de microtransações e a participação em jogos de azar.

Palavras-chave: Blox Fruits, Roblox, Riscos comerciais, Infâncias, Jogos de azar

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Abner Oliveira Lopes da; ROCHA, Pâmela da Silva; SILVA, Soraya Madeira da. Grindando em Blox Fruits: Riscos comerciais em jogos infantojuvenis da Plataforma Roblox. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 979-990. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10237.