Tempor(e)alidades de Immortality: os traumas temporais como ferramenta de imersão
Resumo
Introdução: As mídias digitais interativas, em especial os jogos digitais, promovem aproximações entre arte e tecnologia, possibilitando diferentes formas de pensar, criar e consumir narrativas. Objetivo: O objetivo deste artigo é explorar como o jogo Immortality (2022) utiliza diferentes ferramentas para promover a imersão. Metodologia: O estudo de caso se estrutura a partir da revisão literária dos conceitos de traumas temporais de Wolfgang Ernst (2017), imersão e técnicas narrativas de Marie-Laure Ryan (2003, 2008), Richard Gerrig (1993) e Janet Murray (1997). Resultados: Com base no referencial teórico, propõe-se uma análise da narrativa e mecânicas em Immortality, ressaltando como o jogo utiliza a interatividade e os traumas temporais para criar imersividade de uma forma inovadora.
Referências
Barthes, R. (1974). S/Z : an essay. New York: Hill And Wang.
Gerrig, R. (1993). Experiencing Narrative Worlds: On the Psychological Activities of Reading (p. 1–25). New Haven: Yale UP.
Huizinga, J. (1938). Homo Ludens: a study of the play-element in culture. Boston: Beacon Press.
Moshe, M. (2011). Media Time Squeezing: The Privatization of the Media Time Sphere. Television & New Media, 13(1), 68–88. DOI: 10.1177/1527476410392805
Murray, J. H. (1997). Hamlet on the holodeck : The future of narrative in cyberspace. Cambridge, Ma ; London: The MIT Press.
Ricoeur, P. (1994). Tempo e narrativa (C. M. Cesar & R. L. Ferreira, Trad.). Campinas: Papirus.
Ryan, M.-L. (2003). Narrative as virtual reality : immersion and interactivity in literature and electronic media. Baltimore: Johns Hopkins U.P.
Ryan, M. L. (2008). Interactive Narrative, Plot Types, and Interpersonal Relations. Interactive Storytelling, 6–13. DOI: 10.1007/978-3-540-89454-4_2
Sternberg, M. (1992). Telling in Time (II): Chronology, Teleology, Narrativity. Poetics Today, 13, 463–541.
Wolfgang Ernst. (2017). The delayed present : media-induced tempor(e)alities & techno-traumatic irritations of “the contemporary.” Berlin: Sternberg Press.
