Explorando jogos empáticos: análise de comentários do jogo Life is Strange com o Modelo MALTU

  • Maria Carolina Barros Meireles C.E.S.A.R.
  • Francisco Moreira UFC
  • Carlos E. A. Feitosa UFC
  • Caio Túlio Olimpio Pereira da Costa Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games
  • Rháleff N. R. de Oliveira UFABC
  • Marcelo Martins da Silva UFC

Resumo


Introdução: Jogos empáticos envolvem os jogadores por meio de narrativas imersivas e escolhas significativas. Life is Strange, por exemplo, explora temas como saúde mental e relacionamentos, promovendo a reflexão através das consequências no jogo. Objetivo: Este estudo analisou a experiência do jogador e a usabilidade em Life is Strange utilizando o MALTU — Modelo de Avaliação da Linguagem Textual do Usuário.Metodologia: Foram classificados e analisados 200 comentários da PlayStore com base no MALTU, após uma revisão da literatura sobre jogos empáticos. Resultados: O engajamento emocional foi elevado, mas a imersão foi prejudicada por falhas técnicas e estratégias de monetização. Conclusão: A eficácia dos jogos empáticos depende tanto da profundidade narrativa quanto da qualidade técnica e de usabilidade.
Palavras-chave: Jogos Empáticos, Experiência do Usuário, MALTU, Life is Strange, Usabilidade

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Publicado
30/09/2025
MEIRELES, Maria Carolina Barros; MOREIRA, Francisco; FEITOSA, Carlos E. A.; COSTA, Caio Túlio Olimpio Pereira da; OLIVEIRA, Rháleff N. R. de; SILVA, Marcelo Martins da. Explorando jogos empáticos: análise de comentários do jogo Life is Strange com o Modelo MALTU. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1025-1036. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10355.