Protagonistas em cartas: desenvolvimento de um artefato para promover o reconhecimento de mulheres em STEM

  • Fernanda Pires UEA
  • Isabela Bento UEA
  • Flávia Brenda UEA
  • Julya Campos UEA
  • Rafaela Melo UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


Introdução: Apesar do aumento da presença feminina nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) nos últimos anos, suas contribuições ainda são pouco reconhecidas nos contextos acadêmico, social e cultural. Objetivo: Este trabalho propõe a criação de um artefato educacional que contribua para a valorização de personalidades femininas históricas nessas áreas. Metodologia: Após uma pesquisa inicial e uma entrevista semi-estruturada, foram criadas 48 cartas, apresentando mulheres que tiveram contribuições significativas ao longo das décadas. As cartas foram avaliadas por especialistas para identificar oportunidades de melhoria nas cartas. Resultado: Os resultados mostraram que a maioria das estudantes entrevistadas não conhecia figuras históricas femininas nas áreas de STEM, reforçando a necessidade do artefato. Além disso, a validação das cartas permitiu aprimorar aspectos visuais e textuais.
Palavras-chave: Cartas, Mulheres em STEM, Protagonismo Feminino

Referências

Bello, A. (2022). Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na stem na lac.

Farias, S., Santana, T., Silva, M., Braga, R., e Braga, A. (2024). “era uma vez lovelace”: Explorando a contribuição feminina na computação por meio de um jogo didático. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 138–148, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fernandes, H. L. e Costa, A. F. (2024). Mulheres cientistas nos livros didáticos de ciências do brasil no século xxi. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 24:e48227.

Frigo, L. B. e Araujo, A. (2023). Meninas digitais-programa brasileiro por igualdade de gênero na área de tic. Interculturalidad, inclusión y equidad en educación, pages 93–104.

Gurer, D. (1995). Pioneering women - in computer-science. Communications of the ACM, 38:45–54.

Ignotofsky, R. (2018). As cientistas: 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo. HarperCollins Brasil, 1 edition. Obra original publicada em 2016.

Iwamoto, H. M. (2022). Mulheres nas stem: um estudo brasileiro no diário oficial da união. Cadernos de Pesquisa, 52.

Maggs, S. (2017). Wonder Women: 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença. Primavera Editorial.

Milson, A. L., Ribeiro, I., Andrade, I., Gonçalves, J., Laboissiere, L., Ferreira, M., Dalip, D., Brandão, M., e Moro, M. (2020). Elas na ciência: Website com jogos para divulgar personalidades femininas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 10–19, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Paivio, A., Clark, J. M., et al. (2006). Dual coding theory and education. Pathways to literacy achievement for high poverty children, 1:149–210.

Rauta, T., Machado, C., Silva, B., Silva, C., Penha, M., Ferreira, R., e Maciel, C. (2022). O caminho delas: Jogos desplugados para fomentar o pensamento computacional entre meninas. In Anais do XIII Computer on the Beach, pages 1–6, Itajaí, SC, Brasil. SBC.

Rossiter, M. W. (1993). The matthew matilda effect in science. Social Studies of Science, 23(2):325–341.

Silva, M. L. F., de Farias, S. L., de Santana, T. S., Braga, R. B., e Braga, A. H. (2024). Um jogo da memória como instrumento da prática extensionista: Recontando a história das mulheres na computação. In Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO), pages 235–238. SBC.

Souza, H. S. e Rapkiewicz, C. E. (2021). Margaret hamilton: mãe cientista na liderança do apollo 11. SBC Horizontes. Acesso em: 20 abr. 2025.

UNESCO (2017). Cracking the code: Girls’ and women’s education in science, technology, engineering and mathematics (stem). Accessed: 2025-04-15.
Publicado
30/09/2025
PIRES, Fernanda; BENTO, Isabela; BRENDA, Flávia; CAMPOS, Julya; MELO, Rafaela; PESSOA, Marcela. Protagonistas em cartas: desenvolvimento de um artefato para promover o reconhecimento de mulheres em STEM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1037-1047. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10358.