Expressa: Uma Gamificação como Instrumento de Apoio ao Engajamento de Alunos no Processo de Ensino e Aprendizagem do Idioma de Inglês

  • Suzana Lustosa de Sousa UFPA / CESUPA
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira UFPA
  • Isaac Souza Elgrably CESUPA

Resumo


Introdução: A gamificação e os jogos educacionais têm ganhado destaque como ferramentas eficazes para promover aprendizado significativo. Objetivo: Este trabalho investiga o uso da gamificação como estratégia para engajar alunos no aprendizado do idioma inglês. Metodologia: A partir da ferramenta Octalysis Framework, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro chamado Expressa, inspirado na temática de Harry Potter, com o objetivo de estimular a interação e a prática da língua inglesa de forma dinâmica. O jogo foi testado em dois estudos de caso, um com alunos de um curso livre de inglês e outro com universitários do curso de Letras-Inglês. Resultados: Os resultados indicam que a gamificação contribuiu para o engajamento e a motivação dos estudantes, além de reforçar a prática do idioma.

Palavras-chave: Gamificação, Ensino de Inglês, Jogos de Tabuleiro, Metodologias Ativas, Engajamento de Alunos

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Publicado
30/09/2025
SOUSA, Suzana Lustosa de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; ELGRABLY, Isaac Souza. Expressa: Uma Gamificação como Instrumento de Apoio ao Engajamento de Alunos no Processo de Ensino e Aprendizagem do Idioma de Inglês. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1060-1071. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.7955.