Da atividade desplugada para o ambiente digital: uma experiência no desenvolvimento do jogo educacional A Lenda do Quinto Sol

  • Jamille Silva Madureira IFS
  • Pedro Sturaro dos Reis UFS
  • Alípio Fernando de Paula Pires UFS
  • Lorena Raquel Oliveira Mendonça UFS
  • Murilo Granja Ferreira da Silva UFS
  • Késia dos Santos UFS
  • Henrique Nou Schneider UFS

Resumo


Introdução: O jogo digital A Lenda do Quinto Sol visa desenvolver os pilares do Pensamento Computacional em estudantes do Ensino Médio. Objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de adaptação das atividades desplugadas para o meio digital. Metodologia: A criação do jogo é fundamentada nas diretrizes da Design Science Research. Especificamente na criação dos desafios, são realizadas as etapas: (i) seleção das atividades; (ii) adaptação da mecânica para o meio digital; (iii) design dos elementos visuais;(iv) implementação do algoritmo. Resultados: Apresentação do processo de criação de dois desafios, além da discussão dos pilares do Pensamento Computacional em sua solução.

Palavras-chave: Jogo Digital Educacional, Atividade Desplugada, Pensamento Computacional, Ensino Médio, Design Science Research

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Publicado
30/09/2025
MADUREIRA, Jamille Silva; REIS, Pedro Sturaro dos; PIRES, Alípio Fernando de Paula; MENDONÇA, Lorena Raquel Oliveira; SILVA, Murilo Granja Ferreira da; SANTOS, Késia dos; SCHNEIDER, Henrique Nou. Da atividade desplugada para o ambiente digital: uma experiência no desenvolvimento do jogo educacional A Lenda do Quinto Sol. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1072-1083. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.8018.