A História da Vinda dos Imigrantes Alemães para Santa Catarina Experienciada num Jogo Digital
Resumo
Introdução: O ensino de História muitas vezes prioriza a memorização de fatos, negligenciando a conexão dos alunos com o contexto histórico e sua realidade. Diante disso, o uso de jogos digitais surge como uma alternativa para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Esse artigo apresenta um jogo digital educativo sobre a imigração alemã para Santa Catarina no século XIX. Objetivo: Desenvolver e validar um jogo digital como ferramenta educativa para o ensino de História. Metodologia: O jogo, desenvolvido na Unity, foi testado com alunos do nono ano, que realizaram pré e pós-testes e avaliaram a usabilidade e experiência de jogador com o MEEGA+. Resultados: Houve melhora significativa na aprendizagem, e o jogo foi considerado fácil de usar e atraente, embora alguns alunos o achassem pouco desafiador e imersivo, a maioria aprendeu se divertindo.
Palavras-chave:
Jogo de história, Jogo digital, Aventura em primeira pessoa
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
VAHLDICK, Adilson; GOEDERT, Murilo.
A História da Vinda dos Imigrantes Alemães para Santa Catarina Experienciada num Jogo Digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1084-1095.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.8082.
