Relato de experiência: formação docente para produção de jogos de tabuleiro na prática pedagógica

  • João Pedro de Almeida Moraes SENAC
  • Fabiane da Hora Santana SENAC
  • Daniele da Silva Lima SENAC
  • Sidney Leal dos Santos SENAC
  • André Ribeiro Dias SENAC
  • Maurício Luiz Merelles Farias SENAC

Resumo


Introdução: O artigo relata a formação docente para a produção de jogos de tabuleiro na prática pedagógica no SENAC/BA, integrando metodologias ativas ao ensino e alinhando-se ao Modelo Pedagógico SENAC. Objetivo: A proposta enfatiza a formação contínua e a gamificação como estratégias para estimular a aprendizagem significativa e o engajamento dos alunos. Metodologia: A formação ocorreu em quatro etapas: (1) desenvolvimento de narrativas; (2) implementação de mecânicas e regras; (3) produção de design; e (4) festival de jogos. Resultado: Os docentes participaram de atividades interativas baseadas na Andragogia e no Game Design Canvas adaptado. Três jogos foram desenvolvidos, abordando temas específicos de diferentes áreas. Os participantes destacaram o impacto positivo na prática pedagógica, evidenciando o potencial dos jogos para enriquecer o ensino e aprimorar a educação profissional.

Palavras-chave: Formação docente, Jogos pedagógicos, Gamificação, Metodologias ativas, Educação profissional

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Publicado
30/09/2025
MORAES, João Pedro de Almeida; SANTANA, Fabiane da Hora; LIMA, Daniele da Silva; SANTOS, Sidney Leal dos; DIAS, André Ribeiro; FARIAS, Maurício Luiz Merelles. Relato de experiência: formação docente para produção de jogos de tabuleiro na prática pedagógica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1125-1136. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9074.