Gamificação e Sustentabilidade: Desenvolvimento de Jogos Educativos no Contexto da Extensão Universitária

  • Ana Mara de Oliveira Figueiredo IFF
  • Arthur Miquelito Lopes IFF
  • Felipe Basílio Alves IFF
  • Guilherme Amaral Ribas da Costa IFF
  • Gustavo Teixeira Lima IFF
  • Matheus Vargas Borges IFF
  • Maycon Jorge Deláqua da Silva IFF
  • Luiz Carlos Ferreira Garcez IFF

Resumo


Introdução: A curricularização da extensão fortalece a relação entre ensino e sociedade, sendo eficaz para promover o uso de jogos como ferramentas educacionais. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento de jogos educativos sobre sustentabilidade, realizada em uma disciplina de Computação Gráfica. Metodologia: Estudantes, em duplas, conceberam, implementaram e testaram quatro jogos com foco em reciclagem e monitoramento ambiental, utilizando elementos de gamificação e validação com a comunidade. Resultados: Espera-se maior engajamento com temas socioambientais, estímulo ao aprendizado interdisciplinar e conscientização social por meio de experiências lúdicas integradas ao currículo.

Palavras-chave: Jogos educativos, Sustentabilidade, Extensão universitária, Computação gráfica

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Publicado
30/09/2025
FIGUEIREDO, Ana Mara de Oliveira; LOPES, Arthur Miquelito; ALVES, Felipe Basílio; COSTA, Guilherme Amaral Ribas da; LIMA, Gustavo Teixeira; BORGES, Matheus Vargas; SILVA, Maycon Jorge Deláqua da; GARCEZ, Luiz Carlos Ferreira. Gamificação e Sustentabilidade: Desenvolvimento de Jogos Educativos no Contexto da Extensão Universitária. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1171-1181. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9675.