Interfaces para um jogo de prevencão à obesidade: Desenvolvimento e avaliação da usabilidade
Resumo
Introdução: A obesidade infantojuvenil é um problema crescente no mundo. Novas estratégias estão surgindo para lidar com essa situação e uma dessas estratégias é a gamificação. Objetivo: Este estudo tem como objetivo desenvolver e avaliar a usabilidade do jogo MANGUT, que é voltado para a prevenção de hábitos alimentares saudáveis. Metodologia: O jogo foi desenvolvido com foco na experiência educativa, com personagens e elementos visuais atrativos. A avaliação da usabilidade foi realizada com 18 estudantes do ensino fundamental, utilizando as ferramentas MEEGA+ e SUS. Resultados: Os resultados indicaram índices de usabilidade de 78,59% no MEEGA+ e 80,14 no SUS, sugerindo uma boa aceitação, com recomendações para ajustes em personalização e mecanismos de prevenção contra erros.
Palavras-chave:
Obesidade infanto-juvenil, usabilidade, Mangut, jogo educacional
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
MONTEIRO, Lucas; HONÓRIO, Ivaldir; FERREIRA, Victor.
Interfaces para um jogo de prevencão à obesidade: Desenvolvimento e avaliação da usabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1194-1205.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9710.
