Explorando a Gamificação como ferramenta de suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • Lorenei A. D. Júnior UFOB
  • Carlisson R. Melo UFOB
  • Douglas Ferreira UFOB
  • Camila de O. Vieira UFOB
  • Armando D. Duarte UFOB

Resumo


Introdução: A gamificação tem se mostrado eficaz na educação, incentivando engajamento e colaboração, sobretudo em temas socioambientais. Objetivo: Este estudo desenvolveu uma abordagem gamificada para a Educação Ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Metodologia: A intervenção ocorreu na Escola Municipal Aldori Luiz Tolazzi, em Luís Eduardo Magalhães (BA), com estudantes do 3º ao 5º ano. Resultados: A gamificação promoveu engajamento, pensamento crítico e conscientização ambiental. O trabalho demonstrou potencial de replicação em outros contextos educacionais, além de indicar que o uso de jogos é uma estratégia eficaz para fortalecer o vínculo entre escola, meio ambiente.

Palavras-chave: Educação ambiental, Gamificação, ensino fundamental, aprendizagem ativa

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Publicado
30/09/2025
D. JÚNIOR, Lorenei A.; MELO, Carlisson R.; FERREIRA, Douglas; VIEIRA, Camila de O.; DUARTE, Armando D.. Explorando a Gamificação como ferramenta de suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1245-1253. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9729.