Eletrolab - Fuga Energizada: um jogo didático como recurso para aprendizagem de conceitos de número de oxidação e de pilhas

  • Walter Anibal Rammazzina Filho UTFPR
  • Welyson Fernando do Prado de Carlos UTFPR
  • Flávia Belintani Blum Haddad UTFPR

Resumo


Introdução: O processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica é complexo quando não se dispõe de recursos que permitam que o/a aprendiz visualize micro e macroscopicamente o fenômeno. Objetivo: desenvolver um jogo educacional que se caracterize como recurso com potencial de promover a compreensão da eletroquímica. Metodologia: jogo desenvolvido consiste de duas fases, das quais na primeira são trabalhados conceitos fundamentais de número de oxidação e na segunda é tratada as características a serem consideradas na construção de uma pilha para a movimentação de um dispositivo. Resultados: jogo foi publicado em uma plataforma de livre acesso e é esperado que seja um recurso com potencialidades na compreensão da Química.

Palavras-chave: jogos educacionais, construct 3, eletroquímica

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Publicado
30/09/2025
RAMMAZZINA FILHO, Walter Anibal; CARLOS, Welyson Fernando do Prado de; HADDAD, Flávia Belintani Blum. Eletrolab - Fuga Energizada: um jogo didático como recurso para aprendizagem de conceitos de número de oxidação e de pilhas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1264-1274. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9821.