Desenvolvimento de jogo eletrônico para tessitura do conhecimento em ciências humanas
Resumo
Nesta pesquisa, abordamos a aprendizagem baseada em jogos como metodologia para o desenvolvimento de um jogo eletrônico para a construção do conhecimento em ciências humanas. Nosso objetivo é compreender a relação entre o pensamento de jogos e a tessitura de conhecimentos em ciências humanas na configuração do espaço digital virtual. A partir das características intrínsecas aos jogos, como narrativa, construção de cenários e criação de personagens, desenvolvemos um jogo no RPG Maker com seis capítulos nos quais percorremos diferentes tempos históricos e espaços geográficas. O artefato foi disponibilizado para professores e pesquisadores, tanto em uma oficina presencial, como por meio digital. A partir dos resultados obtidos nos instrumentos de produção dos dados, inferimos sobre a ludicidade como forma de aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes, indo além do entretenimento, bem como sobre a fluência tecnológica por parte dos professores na condição de jogadores.
Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em jogos, Ciências humanas, Educação, Geografia, História
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
CARNEIRO, Eduardo L..
Desenvolvimento de jogo eletrônico para tessitura do conhecimento em ciências humanas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1298-1306.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9893.
