Arqueoologia: Um Jogo de Tabuleiro Educacional Inspirado na Exploração de Sítios Arqueológicos

  • Marcelo La Carretta PUC Minas
  • Marielle Silva Fidelis PUC Minas
  • Lapras Resende PUC Minas
  • Phelipe Henrique Batalha PUC Minas
  • Lílian Panachuk de Sá UFMG

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta o processo de concepção do jogo de tabuleiro ”Arqueoologia”, criado a partir de reflexões interdisciplinares entre a arqueologia, a educação e o design de jogos. Objetivo: Desenvolver uma proposta lúdica capaz de traduzir práticas arqueológicas reais em experiências acessíveis e educativas, especialmente para jovens em contexto escolar ou de visitação museológica. Metodologia ou Etapas: A metodologia incluiu a utilização da Quest Narrativa, ferramenta criada por Marcelo La Carretta para auxiliar na estruturação de jogos, combinada à colaboração com grupos de pesquisa especializados em arqueologia e patrimônio. Foram realizadas escolhas sistematizadas sobre mecânicas, temática, materialidade e foco pedagógico. Resultados Esperados: Espera-se que o jogo sirva como ferramenta de mediação cultural e científica, contribuindo para a popularização da arqueologia brasileira e valorizando o trabalho dos pesquisadores em campo por meio de uma experiência lúdica significativa.
Palavras-chave: Arqueologia, Jogos de Tabuleiro, Narrativa, Educação Patrimonial, Design de Jogos

Referências

Baeta, A. (2023). Entrevistas sobre arqueologia e preservação em minas gerais. Registro audiovisual.

Carretta, M. L. (2025a). Como Fazer Jogos de Tabuleiro: +20 Receitas Práticas. Editora Appris, Curitiba.

Carretta, M. L. (2025b). Como Fazer Jogos de Tabuleiro: Manual Prático. Editora Appris, Curitiba. 2ª edição revisada e ampliada.

Darwin, C. (2014). A origem das espécies: A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. Edipro, São Paulo.

de Barros, P. R. (2007). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Revista Comunicação & Educação, 12(1):73–82.

Faria, F. (2012). Georges Cuvier: do estudo dos fósseis à paleontologia. Editora 34, São Paulo.

FUNDEP e Universidade Federal de Minas Gerais (1977). Arqueologia brasileira. Curta-metragem documental. Produzido por FUNDEP e UFMG.

Impacto (2024). Rpg terapia: uma ferramenta terapêutica para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Revista Educação e Impacto, 2(70):123–135.

Instituto Estadual de Florestas (IEF) (2020). Parque estadual da cerca grande. [link]. Acessado em: 16/04/2025.

Junqueira, P. A. (2009). O grande abrigo de santana do riacho (mg): análise do espaço a partir da organização do registro arqueológico. Dissertação de Mestrado, UFMG.

Minas, R. (2006). Planeta minas – programa de tv exibido em 2006 pela rede minas. Série documental.

Minas, R. (2022). Parque arqueológico pedra do sol – vídeo de apresentação. Registro audiovisual.

Museu do Cerrado (2020). Lapa da cerca grande - matozinhos - mg. [link]. Acessado em: 16/04/2025.

Neves, W. A., Strauss, A., Bernardo, D. V., Araujo, A., e Kipnis, R. (2012). As promessas de lagoa santa. Scientific American Brasil, Dezembro:78–81. Disponível em: [link], acesso em 2025.

Porto, M. P. R. (2009). Jogos de tabuleiro no ensino de história: uma proposta de intervenção. Revista Brasileira de História da Educação, 9(1):1485–1500.

Vários (2021). Arquivos do museu de história natural e jardim botânico da ufmg. Publicação institucional da UFMG. Volume especial sobre arqueologia.
Publicado
30/09/2025
CARRETTA, Marcelo La; FIDELIS, Marielle Silva; RESENDE, Lapras; BATALHA, Phelipe Henrique; SÁ, Lílian Panachuk de. Arqueoologia: Um Jogo de Tabuleiro Educacional Inspirado na Exploração de Sítios Arqueológicos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1307-1317. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9928.