CodeQuest2: Jogo educativo multidisciplinar para revisão de conteúdos do curso de Engenharia de Software

  • Emerson Tanno Brizotto UniCesumar
  • Maurilio Martins Campano Junior UEM / UniCesumar
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon UEM

Resumo


Introdução: O uso de jogos educativos pode tornar o aprendizado de conceitos teóricos mais lúdico, favorecendo o desenvolvimento de habilidades como o pensamento estratégico e a resolução de problemas. Na Ciência da Computação, grande parte dos conceitos são complexos e abstratos, sendo que os jogos educativos podem facilitar o aprendizado desses conceitos. Objetivo: Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o CodeQuest2, jogo educativo para revisão de conteúdos do curso de Engenharia de Software. Metodologia: O jogo apresenta desafios e tarefas associados a quatro matérias do curso. A metodologia de desenvolvimento adotou princípios de gamificação e design centrado no usuário para criar uma experiência significativa e motivadora. Resultados: O trabalho apresenta ainda os resultados da avaliação do jogo com 33 alunos do curso, utilizando quatro metodologias distintas, indicando uma boa aceitação, com destaque para a usabilidade, princípios de aprendizagem e experiência do usuário.
Palavras-chave: Jogo educativo, Engenharia de Software, Ferramentas de ensino, Aprendizagem

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Publicado
30/09/2025
BRIZOTTO, Emerson Tanno; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. CodeQuest2: Jogo educativo multidisciplinar para revisão de conteúdos do curso de Engenharia de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1388-1399. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10035.