POM – O Jogo sobre Orientação a Objetos que Ensina por Ciclos de Aprendizagem Prática e Interativa

  • Leonardo A. Barros IFRJ
  • Pedro H. R. S. Bomfim IFRJ
  • Vitor E. Magalhães IFRJ
  • Felipe S. D. Santiago IFRJ
  • Henrique B. Diaz IFRJ
  • André L. Brazil IFRJ
  • Pâmela K. M. Gomes IFRJ

Resumo


Introdução: A Programação Orientada a Objetos, amplamente utilizada na tecnologia na computação e em áreas afins, é considerada complexa e difícil de ser aplicada, figurando como um grande desafio na aprendizagem para ambos alunos e professores. Objetivo: Oferecer uma solução diferenciada para lidar com o problema. Metodologia: O presente trabalho desenvolveu e aplicou a estratégia de Ciclos de Aprendizagem Prática e Interativa (CIPA), que integram a narrativa lúdica, os desafios práticos e o relaxamento, a partir do jogo POM, implementado e utilizado para este fim. Resultados: A partir das experiências e dos testes de conhecimento realizados antes e após o jogo observou-se uma melhoria significativa na compreensão dos conceitos de classe e método associados à POO. Espera-se que a estratégia CIPA desenvolvida seja aplicável também para alavancar a aprendizagem de outras temáticas.

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem, jogos educativos, programação orientada a objetos, narrativas interativas, práticas significativas com relaxamento

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Publicado
30/09/2025
BARROS, Leonardo A.; BOMFIM, Pedro H. R. S.; MAGALHÃES, Vitor E.; SANTIAGO, Felipe S. D.; DIAZ, Henrique B.; BRAZIL, André L.; GOMES, Pâmela K. M.. POM – O Jogo sobre Orientação a Objetos que Ensina por Ciclos de Aprendizagem Prática e Interativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1454-1466. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10065.