SpyDB: desenvolvimento e avaliação de um protótipo de Serious Game para apoiar o ensino de Banco de Dados

  • Caio Vieira Arasaki UEM
  • Maurilio Martins Campano Junior UEM
  • Gislaine Camila Lapasini Leal UEM
  • Renato Balancieri UEM
  • Felippe Fernandes da Silva UEM

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de serious game (SG) voltado ao apoio no ensino de conceitos fundamentais de Banco de Dados, com ênfase em Diagramas EntidadeRelacionamento (DER). Objetivo: O objetivo é investigar como a utilização de um SG pode contribuir para a assimilação de conceitos como entidades, atributos e relacionamentos, promovendo maior engajamento e favorecendo a compreensão dos conteúdos. Metodologia: A pesquisa foi conduzida com base na Design Science Research Methodology (DSRM), contemplando seis etapas: identificação do problema, definição dos objetivos, desenvolvimento do protótipo com Lua e LÖVE2D, demonstração com 31 estudantes, avaliação por meio de questionário estruturado e análise dos dados coletados. Resultados: Os dados apontaram boa aceitação do protótipo entre os participantes, que relataram maior envolvimento na atividade e melhor entendimento dos conceitos trabalhados. Os resultados indicam o potencial do SG como recurso complementar em estratégias de ensino de Banco de Dados.
Palavras-chave: Gamificação, Serious Game, Banco de Dados, Diagrama Entidade Relacionamento, Design Science Research

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Publicado
30/09/2025
ARASAKI, Caio Vieira; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; LEAL, Gislaine Camila Lapasini; BALANCIERI, Renato; SILVA, Felippe Fernandes da. SpyDB: desenvolvimento e avaliação de um protótipo de Serious Game para apoiar o ensino de Banco de Dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1467-1477. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10074.