Geometria em Jogo: Uma Proposta Gamificada para o Ensino Fundamental

  • Lara N. Bomfim UNEB
  • Maria Clara G. Souza UNEB
  • Laila K. S. S. Rita UNEB
  • Jaqueline S. dos Santos UNEB
  • Andrea M. Machado UNEB

Resumo


Introdução: A dificuldade de engajar alunos do ensino fundamental em conteúdos abstratos de geometria, somada à falta de recursos didáticos eficazes, é um desafio educacional que exige metodologias inovadoras para despertar seu interesse. Objetivo: Este trabalho propõe uma gamificação para o ensino de geometria, tornando a aprendizagem mais acessível, lúdica e interativa. Metodologia: Com base no modelo da Science Buddies (2014), a metodologia inclui entrevistas, pesquisa, brainstorming, prototipagem e testes, usando o Design como abordagem interdisciplinar centrada no aluno. Resultados: Espera-se que o jogo desperte o interesse dos alunos e facilite a compreensão dos conteúdos, destacando o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas e a importância de integrar educação e design.

Palavras-chave: Ensino de geometria gamificada, Aprendizagem ativa de matemática, Interação design-educação

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Publicado
30/09/2025
BOMFIM, Lara N.; SOUZA, Maria Clara G.; RITA, Laila K. S. S.; SANTOS, Jaqueline S. dos; MACHADO, Andrea M.. Geometria em Jogo: Uma Proposta Gamificada para o Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1501-1511. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10104.