Serious Game Aplicado ao Treinamento de Compliance

  • Leonardo Albernaz Amaral UniRitter
  • Felipe Oviedo Frosi UniRitter
  • Bruna Von Borowsky Mendonça UniRitter
  • Henrique Mesquita Boelter UniRitter

Resumo


Introdução: A área de compliance tem se consolidado como um pilar estratégico nas organizações públicas e privadas exigindo métodos de capacitação mais eficazes. Contudo, os treinamentos tradicionais enfrentam, com frequência, baixos índices de engajamento por parte dos colaboradores. Nesse contexto, abordagens baseadas em jogos digitais despontam como alternativas promissoras. Objetivo: Este artigo apresenta o desenvolvimento e a validação de uma abordagem baseada em game design para a construção de um jogo digital educativo, com perspectiva top-down e inspirado em jogos de RPG clássico, voltado ao treinamento de compliance como ferramenta complementar a cursos autoinstrucionais. Metodologia ou Etapas: A metodologia adotada envolveu o design e a implementação do jogo utilizando a engine Construct3, seguida da aplicação em contexto real com colaboradores de uma instituição nacional. A validação foi conduzida por meio de observação direta, coleta de feedback dos participantes e análise qualitativa dos dados. Resultados: Os resultados conseguidos indicam que o uso do jogo digital criado nesse projeto é uma alternativa eficaz e atrativa para o treinamento corporativo de compliance, pois a abordagem utilizada é capaz de aumentar o engajamento dos colaboradores, promover maior retenção dos conteúdos e favorecer a internalização de condutas éticas esperadas no ambiente organizacional.
Palavras-chave: Compliance, Game Design, Design Instrucional, Jogos Digitais, Treinamento Corporativo, Aprendizagem Baseada em Jogos

Referências

Andreatta, P. B. (2010). Serious games for healthcare: Applications and implications. Professional Psychology: Research and Practice, 41(3):255–265.

Arnab, S. (2020). Designing gamified learning environments for compliance training. In Game-Based Learning Conference, pages 1–8.

Arnab, S., Lim, T., e Carvalho, M. B. (2015). Mapping learning and game mechanics for serious games analysis. British Journal of Educational Technology, 46(2):391–411.

Calderón, A. (2021). Serious Games: Aprendizagem Significativa com Jogos Digitais. Penso Editora, Porto Alegre.

Connolly, T. M. e Boyle, E. A. (2012). A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & Education, 59(2):661–686.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., e Nacke, L. E. (2011). From game design elements to gamefulness: Defining gamification. In Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, pages 9– 15.

Djaouti, D., Alvarez, J., e Jessel, J.-P. (2011). Classifying serious games: the g/p/s model. International Journal of Computer Games Technology, 2011:1–11.

Frosi, F. O. e Schlemmeler, E. (2010). Jogos digitais no contexto escolar: desafios e possibilidades para a prática docente. In Anais do IX SBGames, Florianópolis-SC. Disponível em: [link].

Fullerton, T. (2014). Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games. CRC Press.

Game Freak (1996). Pokémon Red and Blue. [link]. Jogo para Nintendo Game Boy. Acesso em: 20 abr. 2025.

Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Palgrave Macmillan.

Ghergulescu, I. e Muntean, C. (2014). Serious games in training and education. Springer Encyclopedia of Education, pages 1–6.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, São Paulo, 5th edition.

Gutierrez, F. e Ospina, L. (2022). Serious games and gamification for compliance training: A systematic literature review. Journal of Organizational Learning, 33(3):307–325.

Hunicke, R., LeBlanc, M., e Zubek, R. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research. In Proceedings of the Challenges in Game Design Workshop, pages 1–5, San Jose, CA.

Ltd., S. (2024). Construct 3. Disponível em: [link], acesso em: 12 abr. 2025.

Mayer, R. E. (2009). Multimedia Learning. Cambridge University Press, 2nd edition.

McAuliffe, D. (2022). Gamification in compliance training: The effect on motivation and knowledge retention. International Journal of Training and Development, 26(3):317– 333.

Michael, D. e Chen, S. (2005). Serious games: Games that educate, train, and inform. Cengage Learning.

Nintendo (1985). Super mario bros. [link]. Jogo para Nintendo Entertainment System (NES). Desenvolvido por Nintendo R&D4, dirigido por Shigeru Miyamoto. Acesso em: 20 abr. 2025.

Nintendo (1986). The Legend of Zelda. [link]. Jogo para Nintendo Entertainment System (NES). Acesso em: 20 abr. 2025.

Plass, J., Homer, B. D., e Kinzer, C. (2015). Designing Effective Game-Based Learning Environments. Cambridge University Press.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9(5):1–6.

Sabin, P. (2012). Learning by playing: Video gaming in education. Nova Science Publishers.

Schell, J. (2019). The Art of Game Design: A Book of Lenses. CRC Press, Boca Raton, FL, 3rd edition.

Squire, K. (2011). Video Games and Learning: Teaching and Participatory Culture in the Digital Age. Teachers College Press.

Tennyson, R. D. (2010). Learning theories and instructional design. Instructional Design: International Perspectives, pages 1–21.

Veen, W. e Vrakking, B. (2009). Homo Zappiens: educando na era digital. Artmed, Porto Alegre.

Volschenk, M. e Pretorius, L. (2016). The role of compliance in corporate governance. Journal of Governance and Regulation, 5(3):52–61.

Westera, W. (2019). Learning through game mechanics: The impact of gaming on learning outcomes. British Journal of Educational Technology, 50(1):276–295.

Wirth, W. e Böcking, S. (2021). Serious games in education: A meta-analysis of effectiveness. Educational Research Review, 34.

Wouters, P., van Nimwegen, C., van Oostendorp, H., e van der Spek, E. D. (2013). A meta-analysis of the cognitive and motivational effects of serious games. Journal of Educational Psychology, 105(2):249–265.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman, Porto Alegre, 2nd edition.

Ávila, R. L., Oliveira, K. L., e Paiva, A. M. (2020). Game-based learning e serious games no ensino de ciências: uma revisão integrativa da literatura. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1):138–157.
Publicado
30/09/2025
AMARAL, Leonardo Albernaz; FROSI, Felipe Oviedo; MENDONÇA, Bruna Von Borowsky; BOELTER, Henrique Mesquita. Serious Game Aplicado ao Treinamento de Compliance. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1563-1574. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10138.