Arqueiro Flynn: Um Jogo Educacional para o Ensino das Arquiteturas Paralelas

  • Luan Q. Aracaty UFPA
  • Thaís M. Quaresma UFPA
  • Josivaldo de S. Araújo UFPA

Resumo


Introdução: Jogos Educacionais são metodologias que ganharam espaço no processo de ensino e aprendizagem, pois caracterizam uma importante alternativa na construção do conhecimento. Objetivo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de um jogo educacional voltado para o ensino sobre Arquiteturas Paralelas, mas especificamente a classificação de Flynn. Metodologia ou Etapas: O jogo foi projetado baseado no gênero Tower Defense, onde o objetivo é desenvolver habilidades como planejamento estratégico, resolução de problemas e raciocínio crítico. A implementação utiliza Python e Pygame, com níveis progressivos que introduzem conceitos como concorrência, sincronização e paralelismo. Resultados: Os resultados preliminares indicam uma avaliação positiva e motivadora da usabilidade do jogo.

Palavras-chave: Jogo Educacional, Arquitetura Paralela, Taxonomia da Flynn

Referências

Amaral, H. F. and Sant’Ana, A. R. (2024). Onde estão os jogos educacionais: Uma revisão de literatura. In Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Manaus, Brasil. SBC.

Bergmann, J. and Sams, A. (2012). Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International Society for Technology in Education, Eugene, EUA.

Brooke, J. (1996). Sus: A quick and dirty usability scale. In Jordan, P. W., Thomas, B., Weerdmeester, B., and McClelland, A. L., editors, Usability Evaluation in Industry. Taylor & Francis, London, Reino Unido.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., and Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: Defining “gamification”. In Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference, Tampere, Finlândia.

Flynn, M. J. (1972). Very high-speed computing systems. Proceedings of the IEEE, 60(2).

Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M., Smith, M. K., Okoroafor, N., Jordt, H., and Wenderoth, M. P. (2014). Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(23).

Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k-12: A review of the state of the field. Educational Researcher, 42(1).

Hardasmal, T., Salguero, A. G., and Hardasmal, A. J. (2020). Ensinando paralelismo com gamificação em ambientes de autômatos celulares. Trabalho não formalmente publicado.

Hennessy, J. L. and Patterson, D. A. (2017). Computer Architecture: A Quantitative Approach. Morgan Kaufmann, San Francisco, EUA.

Hmelo-Silver, C. E. (2004). Problem-based learning: What and how do students learn? In Educational Psychology Review, volume 16, pages 235–266.

Hunsaker, E. and Madden, M. (2020). Implementing computational thinking through game design. International Journal of Computer Science Education in Schools, 4(2).

Kokotsaki, D., Menzies, V., and Wiggins, A. (2016). Project-based learning: A review of the literature. Improving Schools, 19(3).

Krajcik, J. S. and Blumenfeld, P. C. (2006). Project-based learning. In Sawyer, R. K., editor, The Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge University Press, Cambridge, Reino Unido.

Manoharan, S. and Ye, X. (2020). Ensino de programação paralela introdutória usando jogos online para dois jogadores. Trabalho não formalmente publicado.

Mullen, J., Milechin, L., and Milechin, D. (2020). Ensino e aprendizagem de hpc por meio de jogos sérios. Autopublicação.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, New York, EUA.

Prince, M. (2004). Does active learning work? a review of the research. Journal of Engineering Education, 93(3).

Rodrigues, C. F., Santos, S. M., and Goulart, C. F. (2018). Programação concorrente: Mecanismos de sincronização e comunicação de processos. Instituto de Matemática e Estatística, São Paulo, Brasil.

Santos, A. I., Reis, F. G., and Zaidan, A. M. (2017). A utilização de metodologias ativas no ensino de programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(2).

Savery, J. R. (2015). Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. In Essential Readings in Problem-Based Learning. Purdue University Press, West Lafayette, EUA.

Selby, C. C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: The developing definition. [link]. Acesso em: abr. 2025.

Shute, V. J., Sun, C., and Asbell-Clarke, J. (2017). Demystifying computational thinking. Educational Research Review, 22.

Stallings, W. (2018). Computer Organization and Architecture: Designing for Performance. Pearson, Boston, EUA.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3).
Publicado
30/09/2025
ARACATY, Luan Q.; QUARESMA, Thaís M.; ARAÚJO, Josivaldo de S.. Arqueiro Flynn: Um Jogo Educacional para o Ensino das Arquiteturas Paralelas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1587-1598. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10152.