Aventura no Supermercado: Concepção e Aplicação de um Jogo para Aprendizagem de Matemática

  • Francymary Beatriz da Silva Bezerra UFRN
  • Kleber Tavares Fernandes UFRN
  • Jackson Roberio Silva dos Santos UFRN
  • Ana Meire Galvão UFRN
  • Ivana Medeiros UFRN
  • Arlete dos Santos Petry UFRN
  • Daniel Teodolino Barbosa Torres UFRN

Resumo


Introdução: A aprendizagem matemática é uma habilidade fundamental que se beneficia de abordagens de ensino envolventes e interativas. Jogos educacionais têm demonstrado potencial para aumentar a motivação dos alunos e facilitar a aquisição de conhecimento. Objetivo: Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação inicial de um jogo educacional projetado para promover habilidades matemáticas de maneira dinâmica e imersiva. Metodologia: O processo de concepção do jogo é descrito, incluindo a escolha das habilidades matemáticas a serem trabalhadas e as estratégias pedagógicas subjacentes. A validação do jogo foi conduzida com um grupo de acadêmicos e duas turmas do 5º ano do ensino fundamental. Resultados: Os resultados indicaram que o jogo estimula o engajamento dos alunos e apoia os objetivos de aprendizagem. São discutidas observações das experimentações em sala de aula, bem como refinamentos potenciais para aumentar a eficácia do jogo.

Palavras-chave: Jogos Educacionais, Aprendizagem Matemática, Ensino Baseado em Jogos, Estratégias Pedagógicas, Engajamento Estudantil

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Publicado
30/09/2025
BEZERRA, Francymary Beatriz da Silva; FERNANDES, Kleber Tavares; SANTOS, Jackson Roberio Silva dos; GALVÃO, Ana Meire; MEDEIROS, Ivana; PETRY, Arlete dos Santos; TORRES, Daniel Teodolino Barbosa. Aventura no Supermercado: Concepção e Aplicação de um Jogo para Aprendizagem de Matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1613-1624. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10170.