O uso de jogos na educação em São Paulo sob a ótica da Educomunicação

  • Pedro M. Veiga USP
  • Richard Romancini USP

Resumo


Introdução: O artigo analisa, a partir do campo da educomunicação, a presença de jogos no Currículo Escolar de São Paulo, o Currículo Paulista. Objetivo: Busca verificar como eles aparecem, qual sua incidência e quais são as propostas desse documento para os usos educacionais dos jogos. Metodologia ou Etapas: Para tanto, discute-se a literatura sobre as temáticas dos jogos, educação e educomunicação, contextualiza-se o debate sobre os currículos escolares posteriores à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e é feita uma análise documental do Currículo Paulista e do Material de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento. Resultados: As informações sobre a presença de jogos em contextos educativos e o estudo das propostas mencionadas permitem notar como a presença de jogos mudou ao longo do tempo, evidenciando algumas relações e conexões da educomunicação com as propostas no currículo e no material de apoio.

Palavras-chave: Educomunicação, Jogo, Currículo Escolar

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Publicado
30/09/2025
VEIGA, Pedro M.; ROMANCINI, Richard. O uso de jogos na educação em São Paulo sob a ótica da Educomunicação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1659-1670. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10210.