Uma revisão da literatura sobre jogos educativos de trânsito
Resumo
Introdução: Jogos sérios têm se destacado como ferramentas educativas por promoverem engajamento e aprendizagem ativa. Na educação para o trânsito, contribuem para a formação de comportamentos seguros desde a infância. Objetivo: Este artigo revisa a literatura sobre jogos sérios voltados à educação no trânsito, identificando principais características, métodos, resultados e desafios. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica exploratória e qualitativa nas bases Google Acadêmico e IEEE Xplore e ACM Digital Library, com artigos de 2015 a 2025, em português ou inglês. Resultados: A maioria dos jogos é voltada ao público infantojuvenil, com foco em regras de trânsito e cidadania. Os estudos apontam melhorias em engajamento, compreensão de normas e percepção de risco, mas há escassez de jogos sob a ótica do pedestre.
Palavras-chave:
Jogos sérios, jogos educacionais, trânsito
Referências
Alberton, E. (2021). Traffic: aplicativo mobile com gamificação de placas do código de trânsito brasileiro. B.S. thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Andrade, P. H. M. O., de Almeida, F. B., e Bittencourt, R. A. (2015). Um jogo educacional 2d sobre trânsito e cidadania. Sbgames.
Carrera-Rivera, A., Ochoa, W., Larrinaga, F., e Lasa, G. (2022). How-to conduct a systematic literature review: A quick guide for computer science research. MethodsX, 9:101895.
Felix, L. K. C. d. L., Costa, V. C. d., Pereira, E. B. F., Valença, M. P., e Souza, C. F. Q. d. (2020). Gamificação para prevenção de acidentes na infância: revisão sistemática. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais.
Ferreira, C., Vieira, K., Santana, M., e Pimentel, C. (2019). Transit kämpfer: uma proposta de jogo digital para educação no trânsito. In Workshop de Informática na Escola (WIE), pages 1269–1273. SBC.
Gounaridou, A., Siamtanidou, E., e Dimoulas, C. (2021). A serious game for mediated education on traffic behavior and safety awareness. Education Sciences, 11(3):127.
Ismail, S., Abdennadher, S., e Abouelsaadat, W. (2016). Rules on wheels: A serious game for teaching traffic signs. In 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), pages 1–7. IEEE.
Leal, A. K. B. B. e Oliveira, F. K. d. (2021). Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Revista Labor.
Proaño, C., Villacís, C., Proaño, V., Fuertes, W., Almache, M., Zambrano, M., e Galárraga, F. (2019). Serious 3d game over a cluster computing for situated learning of traffic signals. In 2019 IEEE/ACM 23rd International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications (DS-RT), pages 1–10. IEEE.
Rodrigues, M. A. F., Macedo, D. V., Serpa, Y. R., e Serpa, Y. R. (2015). Beyond fun: an interactive and educational 3d traffic rules game controlled by non-traditional devices. In Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing, SAC ’15, page 239–246, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Santos, J. T. G. e Burlamaqui, A. M. F. (2020). Tecnologias digitais desenvolvidas para o ensino por competências e habilidades no ensino fundamental após a bncc: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, 18(1).
Andrade, P. H. M. O., de Almeida, F. B., e Bittencourt, R. A. (2015). Um jogo educacional 2d sobre trânsito e cidadania. Sbgames.
Carrera-Rivera, A., Ochoa, W., Larrinaga, F., e Lasa, G. (2022). How-to conduct a systematic literature review: A quick guide for computer science research. MethodsX, 9:101895.
Felix, L. K. C. d. L., Costa, V. C. d., Pereira, E. B. F., Valença, M. P., e Souza, C. F. Q. d. (2020). Gamificação para prevenção de acidentes na infância: revisão sistemática. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais.
Ferreira, C., Vieira, K., Santana, M., e Pimentel, C. (2019). Transit kämpfer: uma proposta de jogo digital para educação no trânsito. In Workshop de Informática na Escola (WIE), pages 1269–1273. SBC.
Gounaridou, A., Siamtanidou, E., e Dimoulas, C. (2021). A serious game for mediated education on traffic behavior and safety awareness. Education Sciences, 11(3):127.
Ismail, S., Abdennadher, S., e Abouelsaadat, W. (2016). Rules on wheels: A serious game for teaching traffic signs. In 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), pages 1–7. IEEE.
Leal, A. K. B. B. e Oliveira, F. K. d. (2021). Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Revista Labor.
Proaño, C., Villacís, C., Proaño, V., Fuertes, W., Almache, M., Zambrano, M., e Galárraga, F. (2019). Serious 3d game over a cluster computing for situated learning of traffic signals. In 2019 IEEE/ACM 23rd International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications (DS-RT), pages 1–10. IEEE.
Rodrigues, M. A. F., Macedo, D. V., Serpa, Y. R., e Serpa, Y. R. (2015). Beyond fun: an interactive and educational 3d traffic rules game controlled by non-traditional devices. In Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing, SAC ’15, page 239–246, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Santos, J. T. G. e Burlamaqui, A. M. F. (2020). Tecnologias digitais desenvolvidas para o ensino por competências e habilidades no ensino fundamental após a bncc: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, 18(1).
Publicado
30/09/2025
Como Citar
HOBOLD, William Cardoso; SILVA, Gabriel Caixeta; WERLICH, Claudia.
Uma revisão da literatura sobre jogos educativos de trânsito. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1679-1687.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10215.
