Introduzindo Interações entre ODS Através de Jogos Educacionais

  • Carlos H. B. Serrado UFRJ
  • Isabela F. Oliveira UFRJ
  • Francisco Andrade UFRJ
  • Maria Fátima Antunes UFRJ
  • Ezequiel Santos UFRJ
  • Amanda Xavier UFRJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ

Resumo


Introdução: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um desafio global complexo, mas seu ensino em ambientes acadêmicos frequentemente esbarra em lacunas de conhecimento entre estudantes. Este artigo propõe um jogo educativo como ferramenta inovadora para abordar essa deficiência. Objetivo: Desenvolver um protótipo de jogo de cartas colaborativo que simule as interconexões entre os ODS, incentivando a discussão crítica sobre sustentabilidade em salas de aula universitárias. Metodologia: O design do jogo foi estruturado com base no modelo ENDOGDC, integrando mecânicas de negociação, eventos aleatórios e sistemas de recursos. A validação inicial ocorreu por meio de testes com um grupo piloto (n=5) utilizando a plataforma Tabletop Simulator. Resultados: O protótipo demonstrou potencial para (1) facilitar a compreensão sistêmica dos ODS, (2) promover estratégias colaborativas entre jogadores e (3) replicar dilemas reais da governança global.

Palavras-chave: Jogos educacionais, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Colaboração, ENDO-GDC, Ludificação

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Publicado
30/09/2025
SERRADO, Carlos H. B.; OLIVEIRA, Isabela F.; ANDRADE, Francisco; ANTUNES, Maria Fátima; SANTOS, Ezequiel; XAVIER, Amanda; XEXÉO, Geraldo. Introduzindo Interações entre ODS Através de Jogos Educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1712-1723. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10255.