Tempo Mestre: um Jogo Educacional para o Ensino de Gestão do Tempo

  • Caroline da Conceição Lima UFRJ
  • Aline Lima de Souza UFRJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ

Resumo


Introdução: A gestão eficaz do tempo bem como a capacidade de equilibrar e priorizar demandas é uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional a fim de manter a produtividade e o bem-estar de cada indivíduo. Objetivo: Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do jogo de tabuleiro Tempo Mestre. Tratase de um jogo educacional que visa contribuir com o processo de ensino da gestão de tarefas e controle eficaz do uso do tempo de pessoas de diferentes idades. Metodologia ou Etapas: Baseado no método Getting Things Done do consultor David Allen, o jogo funciona como uma ferramenta a aprimorar as habilidades dos jogadores na área de gestão de tarefas através da realização de tarefas divididas entre as áreas Saúde, Trabalho, Lazer e Educação. A atribuição de penalidades pelo uso indevido do tempo contribui para que os jogadores percebam como escolhas inicialmente inocentes podem comprometer o rendimento de um dia inteiro. Resultados: A avaliação do uso do jogo demonstrou que os jogadores puderam perceber como o tempo gasto no celular ou assistindo séries pode comprometer os estudos ou a realização de tarefas diárias.
Palavras-chave: Jogo de Tabuleiro, Educação, Gestão do Tempo, David Allen, GTD

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Publicado
30/09/2025
LIMA, Caroline da Conceição; SOUZA, Aline Lima de; XEXÉO, Geraldo. Tempo Mestre: um Jogo Educacional para o Ensino de Gestão do Tempo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1736-1746. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10260.