Digital Logic: Um Jogo RPG Baseado em Modding Para O Ensino e Aprendizagem De Lógica Computacional
Resumo
Introdução: Jogos digitais têm ganhado espaço no ensino, especialmente em disciplinas com alto grau de dificuldade, como Lógica Computacional. Objetivo: Avaliar a viabilidade de um jogo digital como apoio didático na disciplina de Lógica Computacional. Metodologia: Um JRPG open-source foi modificado via Game Modding, utilizando Engenharia Reversa, Plano de Ensino e GDD. A aplicação foi feita com estudantes de Computação. Resultados: 96,7% dos participantes avaliaram positivamente a proposta, apontando o jogo como um recurso complementar eficaz.
Referências
Brand, J. and Kinash, S. (2013) “Crafting minds in Minecraft”, Learning and Teaching Papers, Educational Technology Solutions, Australia.
Darroz, L. M. (2018) “Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel”, Revista Espaço Pedagógico, 25(2), p. 576–580. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8180
Domingues, J. M., Filipe, V. M., Carita, A. and Carvalho, V. (2024) “Understanding the impact of perceived challenge on narrative immersion in video games: the role-playing game genre as a case study”, Information, 15(6), p. 294. DOI: 10.3390/info15060294
Gatti Jr., W. and Kim, B. (2025) “Game modding: a design cognitive perspective in entrepreneurship education”, Journal of Applied Learning & Teaching, 8(1), p. 1–16. DOI: 10.37074/jalt.2025.8.1.12
Kenski, V. M. (2015) “Educação e internet no Brasil”, Cadernos Adenauer, 16(3), p. 133–150.
Lacerda, C. R. and Guerreiro, M. G. (2022) “Aprendizagem significativa: estudo acerca das concepções e práticas dos professores no Ensino Superior”.
Lopes, R. (2025) “Quando o jogo se torna motor gráfico: um estudo sobre mods de Grand Theft Auto V”, Trabalho de Conclusão de Curso, Rio Grande do Sul.
PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos (2018) “Relatório Brasil no PISA 2018”. Disponível em: [link]
Pressman, R. S. (2011) Engenharia de Software: uma abordagem profissional, 7ª ed., Porto Alegre. Pesquisa Game Brasil – PGB (2020) 7ª edição. Disponível em: [link]
J. (2008) The Art of Game Design: A Book of Lenses, Carnegie Mellon University, USA: Morgan Kaufmann Publishers. Disponível em: [link]
SILVA, Josivan Pereira da. OML-ABC: Um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Orientador: Ismar Frango Silveira.
Wangenheim, C. G., Hauck, J., Borgatto, A. F., Pacheco, L. H. M. and Santiago, R. (2018) “MEEGA+: A model for evaluating educational games”. Available at: [link]
G. C. B. and Septiana, E. (2023) “Role, play, and games: comparison between role-playing games and role-play in education”, Conference Proceedings, Indonesia. DOI: 10.37074/jalt.2025.8.1.12
