Digital Logic: Um Jogo RPG Baseado em Modding Para O Ensino e Aprendizagem De Lógica Computacional

  • Caroline Mendes Costa CETEC
  • Rebeca Menezes Costa CETEC
  • Josivan Pereira da Silva IFSP / UPM
  • Ismar Frango Silveira UPM

Resumo


Introdução: Jogos digitais têm ganhado espaço no ensino, especialmente em disciplinas com alto grau de dificuldade, como Lógica Computacional. Objetivo: Avaliar a viabilidade de um jogo digital como apoio didático na disciplina de Lógica Computacional. Metodologia: Um JRPG open-source foi modificado via Game Modding, utilizando Engenharia Reversa, Plano de Ensino e GDD. A aplicação foi feita com estudantes de Computação. Resultados: 96,7% dos participantes avaliaram positivamente a proposta, apontando o jogo como um recurso complementar eficaz.

Palavras-chave: Lógica Computacional, Jogo Educacional, Gamificação, RPG, Aprendizagem Significativa

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Publicado
30/09/2025
COSTA, Caroline Mendes; COSTA, Rebeca Menezes; SILVA, Josivan Pereira da; SILVEIRA, Ismar Frango. Digital Logic: Um Jogo RPG Baseado em Modding Para O Ensino e Aprendizagem De Lógica Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1887-1897. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10347.